Abrigo municipal de idosos em Boa Vista recebe os primeiros moradores

Abrigo municipal de idosos em Boa Vista recebe os primeiros moradores
Cinco idosos já receberam acolhimento no primeiro abrigo municipal de Boa Vista – Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O abrigo municipal de Boa Vista já iniciou as atividades de acolhimento, cuidado e proteção. O local recebeu os primeiros moradores, cinco idosos encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR).

Os acolhidos têm acesso a atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade. O abrigo, inaugurado no início deste mês, conta com mais de 40 profissionais, entre eles enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos em enfermagem, cozinheiros, auxiliares de cozinha e terapeuta ocupacional.

“Estamos em processo de adaptação, visto que é o primeiro Serviço de Acolhimento Institucional para pessoa Idosa do município. Conversamos com os acolhidos para entendermos a dinâmica de cada um. Assim proporcionamos um ambiente acolhedor, onde os idosos recebem cuidados, atenção e afeto, promovendo seu bem-estar”, disse a gerente do abrigo, Luciana Aguiar.

O serviço de acolhimento é responsável por coordenar e dar atenção integral até dez pessoas com mais de 60 anos, bem como defender a dignidade e direitos dos idosos. A inserção ao serviço é feita quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.

Recebem atendimento do abrigo idosos que não dispõem de condições de permanecer com a família. Ou seja, aqueles que têm vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Idosos com deficiência também recebem acolhimento para prevenir exclusão e isolamento.

A Instituição atende as necessidades básicas dos acolhidos como vestuário, calçado e alimentação. Além disso, possui quartos, cozinha e uma ampla área de lazer em um ambiente acolhedor com condições de acessibilidade, higiene, salubridade, segurança e privacidade.

Fonte: Da Redação