Ministério autoriza uso da Força Nacional em duas cidades de Roraima por 90 dias

Ministério autoriza uso da Força Nacional em duas cidades de Roraima por 90 dias
Força Nacional de Segurança Pública – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, nesta segunda-feira (15), o emprego de agentes da Força Nacional de Segurança Pública em Roraima.

A tropa federativa atuará na capital, Boa Vista, e em Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela. Conforme o texto da Portaria 719, publicada no Diário Oficial da União (DOU), os agentes atuarão “em apoio aos órgãos de segurança pública estaduais; nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade [integridade] das pessoas e do patrimônio” por noventa dias a partir de hoje.

Criada em 2004 e coordenada pelo ministério, compõe a Força Nacional policiais militares e civis. Além de bombeiros e profissionais de perícia cedidos temporariamente pelos governos estaduais e do Distrito Federal.

As autorizações para que os agentes da Força Nacional auxiliem as ações de controle ao fluxo migratório, em Pacaraima, e de reforço do policiamento das ruas de Boa Vista vêm sendo renovadas desde 2018, quando milhares de venezuelanos passaram a cruzar a fronteira entre os dois países fugindo da crise política e econômica na Venezuela.

Fonte: Agência Brasil