Grávidas em trabalho de parto devem dividir sala em maternidade de Roraima

A Maternidade Nossa Senhora de Nazaré decidiu, nesta semana, que profissionais devem realizar dois partos, por vez, em uma única sala. O documento que comunica sobre a mudança está assinado pela diretora geral da unidade, Talita Araújo de Lima.

O comunicado foi emitido nessa quarta-feira (6) devido à superlotação na maternidade. A diretora detalha que as duas camas precisam ser separadas por biombos, espécie de parede móvel. A instrução foi destinada a todas as enfermeiras da Ala das Orquídeas.

Um dos profissionais, que preferiu não se identificar, relatou que as salas não possuem estrutura para receber duas gestantes ao mesmo tempo. “O que era pra ser um momento único, agora deverá ser dividido com outra pessoa. E as salas de parto só conseguem atender uma paciente por vez”, frisou.

Outro servidor que atua na unidade há mais de cinco anos disse que a estrutura do hospital está precária, e gestantes que procuram o atendimento na unidade sofrem, principalmente com a falta de médicos.

“Cadê a privacidade? Isso é desumano! Faltam médicos obstetras. ‘Perrengue’ é pouco para descrever o que passamos. Medicação, sonda para fazer cesárea, rouparia, lençol, leitos, salas sem ar-condicionado… Falta tudo! Agora querem que as mulheres tenham filhos em salas compartilhadas, em tempo de pandemia”, denunciou.

Segundo os funcionários, as gestantes permanecem por horas nos corredores em trabalho de parto, e são colocadas em cadeiras até serem atendidas.

CITADA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que devido ao aumento no fluxo de atendimentos neste período entre novembro e janeiro, medidas estratégicas foram adotadas para garantir que as demandas sejam atendidas.

“Esclarecemos que a realização de dois partos em um mesmo ambiente faz parte de uma avaliação e conduta médica da Maternidade, desde que mantidas as condições de segurança. O Governo de Roraima, por meio da Sesau, tem intensificado o trabalho para que todos os pacientes sejam assistidos”, finalizou.

Informações: Roraima em Tempo – Foto: Divulgação