Denarium anuncia novos nomes para secretariado de Governo

O interventor federal, e governador eleito, anunciou os nomes durante solenidade no Palácio Hélio Campos (foto: Reprodução/TV Roraima)
O interventor federal, e governador eleito, anunciou os nomes durante solenidade no Palácio Hélio Campos (foto: Reprodução/TV Roraima)

O interventor federal de Roraima Antônio Denarium (PSL) anunciou neste sábado (15) seis novos gestores para cargos de alto escalão. Os nomeados ficam nas funções como “secretários interventores” até 31 de dezembro, prazo em que se encerra a intervenção federal no estado.

Entre eles o do atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, que ficará na Secretaria de Planejamento. Além dele, Denarium nomeou a mulher, Simone Soares de Souza – que passará a comandar a Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes) – e duas cunhadas, Leila Soares de Souza Perussolo, titular da Educação e Tânia Soares de Souza, adjunta da Setrabes.

Segundo o interventor, é costume que primeiras damas comandem a Setrabes. Além disso, ressaltou que escolheu nomear as duas cunhadas por critérios técnicos. Denarium. “É de praxe de todos os governadores indicarem a primeira dama para a Setrabes. São competentes, técnicas, com mestrado, doutorado, conhecem todo o setor. São altamente capacitadas”, declarou Denarium ao ser questionado.

Na gestão de Suely Campos, a Setrabes era comandanda pela filha dela, Emília Campos. No governo anterior, José de Anchieta (PSDB) nomeou a ex-mulher, a deputada federal Sheridan de Oliveira para chefe da Secretaria de Promoção Humana, pasta da área social que já foi extinta.

As nomeações para os cargos de secretário não são abrangidas pela súmula 13 do Supremo Tribunal Federal que veta nepotismo no funcionalismo público. O entendimento é que a norma não vale para cargos de natureza política, como o de secretário de estado.

Os demais nomes apresentados foram:

– Erico Verissimo Assunção de Carvalho – Controladoria Geral do Estado;

– Renato Virgilio Martins Primo – Secretaria de Agricultura;

– Joilma Teodora de Araújo Silva – Secretaria de Articulação Municipal e Secretaria do Índio;

– José Raimundo Rodrigues – Secretaria de Representação do Estado em Brasília;

– Francisco de Assis – Comissão Permanente de Licitação.

Informações: G1 Roraima