Você confia numa pesquisa que exclui opiniões?

O Ipec, antigo Ibope, o mesmo que errou de modo absurdo o resultado da eleição de 2020 para prefeito de Boa Vista despreza a opinião de 31,38% do eleitor que não votou por qualquer razão mesmo que justificada ou não em 2020.


Existe um filtro na pesquisa do Ipec que obriga o pesquisador a descarta a sua opinião caso você não tenha votado em 2020 e por ventura não se enquadrasse no grupo etário de 16 e 17 anos.

Confira o questionário do Ipec veja como eles manipulam o filtro dos entrevistados.

Sim, isso mesmo, eles excluem você da pesquisa caso você não tenha votado em 2020.

Você aceitaria uma pesquisa em que, deliberadamente, o questionário aplicado pelo pesquisador de rua te excluísse, caso você não pudesse ter comparecido às eleições anteriores?

https://g1.globo.com/rr/roraima/eleicoes/2020/noticia/2020/11/30/boa-vista-registra-mais-de-68-mil-abstencoes-no-segundo-turno-das-eleicoes-2020.ghtml


Pois é, para o Ipec / Ibope se este é seu caso a sua opinião não tem valor. Não conseguimos entender a razão, mas uma coisa é certa, quando você faz uma pesquisa que deve representar a OPINIÃO dos cidadãos não é ACEITÁVEL que 31,38% deles seja descartado.

Dá pra suspeitar que eles possuam algum estudo não publicado que diga que a maioria destes eleitores preferem outro candidato que não o que compra a pesquisa não é mesmo?

No próximo dia 30 de setembro de 2022 eles vão publicar uma nova pesquisa e vamos ver se dessa vez eles não erram por 3x pra mais a intenção de voto que o representante do governo terá de fato nas urnas no dia 02.

Mas uma luz no fim do túnel existe. Já surgiu, finalmente uma proposta que puna institutos de pesquisa que erram descaradamente o resultado, pois de fato se existe ciência nas pesquisas elas podem errar, mas somente na margem de erro de 3% a 5% e por cai de quase 28% pra 10% como foi o caso do Ibope com Ottaci pois nesse caso o erro foi de quase 300%.