X da Mentira

Até onde um bilionário vai para não perder dinheiro?

Plataformas de mídia social ganham dinheiro expondo anúncios aos internautas. Portanto, quanto mais pessoas estiverem engajadas em posts nessas plataformas, maior será o faturamento.

Estudos acadêmicos em psicologia demonstraram que fake news geram reações emocionais irracionais, como as que bolsonaristas têm quando postam que o inimigo comunista vai tomar suas casas. Posts como esse geram medo irracional, e esse medo faz com que milhares de seguidores compartilhem essas fake news e se engajem em debates acalorados sobre o que aconteceria se Lula vencesse. E mesmo um ano e meio depois, sem que nenhuma casa tenha sido tomada, o medo permanece.

Essa dinâmica não acontece por acaso; ela é apoiada pelas plataformas, na medida em que, diante de fake news, é raro uma plataforma aceitar as milhões de denúncias para que o material seja removido. As plataformas simplesmente deixam rolar e, muitas vezes, mesmo diante de decisões judiciais, mantêm sua posição de proteger a mentira porque isso gera muito dinheiro.

E este é o X da mentira de Elon Musk contra Alexandre de Moraes. Elon sabe que a iniciativa de combater fake news é um golpe no coração do lucro das plataformas.

Portanto, Elon Musk sabe que não existe uma luta pela liberdade, mas uma luta pelo ganho fácil gerado pelo engajamento com as fake news.

E é óbvio que, em um Brasil dominado por um mentiroso seguido por uma legião de cabeças lavadas e tantos outros igualmente mentirosos, o discurso do dono da X ganha adeptos. Este grupo confunde de modo proposital liberdade com libertinagem.

e mais….

Enquanto ele defende essas mentiras, sua meta é fugir para Marte e que se dane a Terra.

Elon Musk tem um plano B, mas para aqueles que apoiam queimadas e desmatamento, o futuro é uma morte dolorosa e uma decepção quando descobrirem que estavam ajudando e apoiando aqueles que queriam, de fato, tirar suas casas.