Quem se beneficia com GUERRAS CIVIS no Ocidente?

Fomos assistir ao filme “Guerra Civil” e, é bom como filme, e, vale salientar que ele não tem qualquer posicionamento ideológico.

Ele nos faz pensar sobre os horrores de uma guerra civil, situação da qual não estamos muito distantes aqui no Brasil, nos EUA, na Europa etc.

O mundo ocidental está em crise, mas não a ponto de provocar simples golpes de estado que logo esfriam, por conta da força de apenas um grupo.

Nossa indagação foi: A quem essa crise nas democracias ocidentais beneficia?

E detalhe: não é que exista alguém criando esses conflitos. Vamos ser honestos, somos nós que os estamos criando internamente por aceitarmos e apoiarmos líderes agressivos e oportunistas que mudaram a forma como vemos a política e os políticos. Eles colocaram no colo da política uma responsabilidade que é de todos nós, pois a corrupção acontece com a anuência de centenas de milhares de pessoas que não exercem cargos eletivos.

Seja como for, uma guerra civil, ou muitas no Ocidente, vão beneficiar estados que já vivem dentro de ditaduras e que, por exemplo, no caso da Rússia, inclusive estimularam a eleição de Donald Trump em 2016, hackeando a candidata Hillary Clinton e manipulando redes sociais.

Nesse novo tipo de guerra cibernética, os EUA estão muito atrás de potências como China e Rússia, quem dirá o Brasil.

A Rússia, por exemplo, se beneficiou muito da guerra em Gaza, pois o apoio à Ucrânia diminuiu muito. E se beneficiou na escalada das divergências internas nos EUA a partir de 2016

Alguém aqui acha que, se os EUA se consumirem em uma guerra civil, nós aqui vamos ficar de boa e não vamos perder muito com isso também?

Esqueceram que Maduro está numa agenda privada, possivelmente militar, contra a Guiana e que, por nossa proximidade, seríamos atraídos para um cenário de guerra também?

Pois bem, o filme “Guerra Civil” nos mostra, sem defender nenhum lado, que a falta de diálogo pode nos colocar em um buraco muito grande e nós aqui percebemos que talvez existam grandes interesses na nossa destruição.

Então, se liguem em quem são os líderes políticos religiosos que provocam as massas na direção de conflitos armados, e quais, são os que mantêm a união e vias de comunicação abertas.


E de boa, chega de infantilidade de dizer que este ou aquele político é corrupto e o seu líder não. Essa colocação é infantil. Os líderes de esquerda e de direita foram pegos em esquemas de corrupção, por tanto precisamos para de confrontar com base nessas alegações os problemas jamais foram sobre corrupção, são pautas de costumes ainda mais complicadas.

Vamos tentar não quebrar o brinquedo nesse cabo de guerra que ninguém vai conseguir vencer. Precisamos aceitar a diferença e a opinião entre nós, antes que alguém de fora junte nossos cacos e nos ordene como devemos viver.