Sesc Tepequém celebra dia nacional das reservas particulares de patrimônio natural

Sesc Tepequém celebra dia nacional das reservas particulares de patrimônio natural
Estância Ecológica Sesc Tepequém/Foto: Divulgação

O Sesc Tepequém vai celebrar nesta terça-feira (31) o dia nacional das reservas particulares de patrimônio natural. (RPPN). As unidades ajudam na proteção da biodiversidade local e contribuem para a expansão de áreas protegidas no país.

Em Roraima, a RPPN Sesc Tepequém, é uma importante ferramenta de preservação ambiental. E, ela está localizada no no município de Amajari, a 210km da capital Boa Vista. Assim, ela existe por meio da portaria nº 19 de 2001, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e possui então 58,54 hectares.  

Papel fundamental

O Sesc Roraima tem desempenhado um papel fundamental para a sociedade. Com a Estância Ecológica Sesc Tepequém, possibilitamos atividades ecossistêmicas, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e valorização da história local”, enfatizou Ademir dos Santos, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPD Roraima.

‘Região linda’

Do mesmo modo, a região cercada de cachoeiras e biodiversidade incomparável. Ela é então, cenário de diversas atividades de educação ambiental e turismo sustentável.

Para a diretora do Sesc Roraima, Lisiane Gassner Carnetti, é gratificante contribuir para a preservação da fauna e flora locais. 

“É um privilégio termos um ambiente rico em biodiversidade e que preza pela preservação dos recursos naturais. O contato com a natureza tem a capacidade de nos transformar e recarregar nossas energias. Por isso é tão importante preservarmos esse ecossistema”

Parcerias

Em parceria com instituições como Ibama e Universidade Federal de Roraima (UFRR), no ambiente à soltura de animais silvestres, levantamento de avifauna, além de pesquisas científicas. A região também é propícia para a prática de observação de aves e macacos.

Além disso, a partir das informações geradas por esses mapas, aprimoraremos as pesquisas desenvolvidas junto aos acadêmicos da UFRR, criaremos programas de educação ambiental e de enfrentamento das ameaças,” explicou a gerente de Turismo do Sesc Roraima, Sabrina Viana.  

Por fim, a RPPN Sesc Tepequém é aberta para visitantes que queiram conhecê-la. Contudo, também é possível ficar hospedado na Estância Ecológica Sesc Tepequém.

E assim, desfrutar de um ambiente confortável com restaurante, piscina natural, piscina aquecida com vista para o vale, sala de jogos, área esportiva, spa e, ainda, praticar atividades como arvorismo, tirolesa e trilhas. 

Fonte: Da Redação