O governador Antonio Denarium (PP) defendeu o garimpo a interlocutores do Governo Federal. Ele fez declarações em defesa dos garimpeiros expulsos das terras indígenas a autoridades federais que acompanham a operação.
Denarium tem dito que os garimpeiros são “tão vítimas” quanto os indígenas. E que o garimpo é a base da economia local. E, por isso, não pode permanecer ilegal. Além disso, Denarium defende as ações tomadas pelo Governo de Roraima na região.
O governador tem dado diversas declarações a favor de garimpeiros. No fim de janeiro, em entrevista ao repórter Guilherme Seto, Denarium defendeu a “aculturação” dos indígenas. Além disso, negou a desnutrição dos Yanomami e disse que os garimpeiros não têm responsabilidade sobre a situação dos indígenas.
“Eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho”, disse o governador na entrevista.
No início de fevereiro, ele pediu que o Governo Federal auxilie os garimpeiros. Isso para “garantir a saída dos trabalhadores que se encontram em área de garimpo e que escolheram sair daquela região de forma espontânea e pacífica”.
Além disso, o governador também quer que o Governo Federal ofereça auxílio financeiro aos garimpeiros ilegais que estão saindo das terras indígenas.
“Solicitei também [ao Governo Federal] que essas famílias que viviam do trabalho no garimpo sejam cadastradas, para que elas possam participar de algum programa de transferência de renda executado pelo Governo Federal”, disse Denarium.
Fonte: Metrópolis