Senadores de Roraima têm ‘envolvimento’ na defesa do garimpo, diz Cimi

Senadores de Roraima têm ‘envolvimento’ na defesa do garimpo, diz Cimi
Senadores Mecias de Jesus, Hiran Gonçalves e Chico Rodrigues – Foto: Reprodução

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) pediu, nesta quinta-feira (23), a revisão dos integrantes da Comissão Externa Temporária instalada pelo Senado para acompanhar a crise Yanomami.

Segundo a entidade, os três senadores de Roraima que integram o colegiado “têm envolvimento explícito na defesa do garimpo”.

Integram a comissão os senadores Chico Rodrigues (PSB/RR, foto), presidente da Comissão; Eliziane Gama (PSD/MA), vice-presidente; Hiran Gonçalves (PP/RR), relator; Humberto Costa (PT/PE); e Mecias de Jesus (Republicanos/RR).

“A maioria formada pelos três senadores de Roraima deslegitima e desvirtua a missão da Comissão Externa devido ao envolvimento explícito deles na defesa do garimpo dentro da TI Yanomami, atividade criminosa cujas consequências e impactos ficaram evidentes para toda a sociedade brasileira”, disse o Cimi.

“Solicitamos que sejam adotadas as medidas necessárias para a recomposição da comissão ou, inclusive, para reconduzir ou reconsiderar a própria iniciativa para evitar que um mecanismo importante seja instrumentalizado a serviço de interesses contrários à sua própria missão, o que contribuiria ao descrédito sobre estas diligências”, acrescentou.

No sábado (18), o Conselho Indígena de Roraima (CIR) e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro também pediram o afastamento dos senadores do estado da comissão.

Fonte: O Antagonista