Deputados estaduais aprovam requerimento que cobra informações sobre obra da maternidade de Roraima

Deputados estaduais aprovam requerimento que cobra informações sobre obra da maternidade de Roraima
Fachada da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) – Foto: Gabriel Cavalcante/Roraima em Tempo

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade o requerimento que cobra informações sobre obra da maternidade de Roraima. A sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º).

O documento é de autoria do deputado estadual Armando Neto (PL). O parlamentar pede as informações da secretária de Saúde, Cecília Smith Lorenzon.

Conforme o requerimento, um dos questionamentos é sobre a previsão de entrega da obra e o montante liquidado para manter a unidade. Além disso, ele quer saber quais atendimentos são feitos na estrutura improvisada, bem como as medidas que já realizaram para diminuir o tempo de espera das pacientes, e também a taxa de mortes na unidade.

Justificativa do requerimento

Durante a sessão e a leitura da ata, o deputado destacou que tem a obrigação, como fiscal, de solicitar da secretaria informações sobre a maternidade.

“Me desperta a curiosidade, neste primeiro momento como parlamentar […] de ter a obrigatoriedade de solicitar da secretaria de saúde os devidos pedidos de informações. Tendo em vista que o número é alarmante no mês anterior, pelo óbito de crianças no nosso estado e na nossa maternidade. Nós, como fiscais do povo, temos a obrigação de acompanhar, aparelhar e dar o suporte para esse e qualquer governo que esteja na gestão”. disse.

Visita da ministra de saúde em momento de vulnerabilidade

O requerimento recebe aprovação no momento em que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, visita o estado de Roraima.

Ou seja, as gestantes no Estado passam por um momento de extrema vulnerabilidade. Não somente pelas instalações precárias da Maternidade, mas pelo atendimento prejudicado pela falta de médicos e profissionais de enfermagem.

Nas redes sociais, a voz da população ecoa em um pedido só: que a ministra também visite a maternidade. Ainda mais depois da divulgação da morte de 28 bebês em apenas 37 dias. 

População pede visita da ministra na maternidade

Fonte: Da Redação