Conselho indígena envia ao Senado pedido de afastamento de Chico Rodrigues da comissão que acompanha crise Yanomami

Conselho indígena envia ao Senado pedido de afastamento de Chico Rodrigues da comissão que acompanha crise Yanomami
Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) enviou no dia 24 deste mês ao Senado Federal um ofício pedindo o afastamento do senador Chico Rodrigues (PSB) da presidência da comissão extena que acompanha a crise sanitária Yanomami.

O documento também foi enviado ao Conselho de Ética Parlamentar, ao Procurador Geral da República Atônio Aras, Ministério Público Federal e também Defesa dos direitos Indígenas e Minorias.

A comissão

Conforme o ofício, a Funai juntamente com a Secretaria Especial de Saúde (Sesai) publicou portaria que estaleceu procedimentos para a entrada de pessoas na Terra Yanomami. O objetivo é proteger os indígenas.

No entanto, conforme o CIR, a comissão até o momento não apresentou ‘Plano de trabalho para visitação na Terra Yanomami’.

Motivos do pedido

Do mesmo modo, o documento cita também, que Chico Rodrigue “já se mostrou favorável ao garimpo em terra indígenas.” E que ele representa os interesses dos que praticam o crime há anos no território Yanomami.

“Discursos como esses, incentivaram a invasão não só T.I.Y. mas também en outras TI na amazônia. E, os efeitos negativos são presenciados hoje. Como no caso da TI Yanomami, TI Mundukuru e TI dos Kayapó”, diz trecho do documento.

Além disso, o ofício relembrou que o senador esteve envolvido em um investigação da Polícia Federal. Na ocasião, os agentes flagraram Chico Rodrigues então, com R$ 33 mil reais dentro da própria cueca.

“Em 2020, durante operação, a Polícia Federal apreendeu na casa do senador uma pedra que aparentava ser pepita de ouro. E ainda o flagraram com R$ 33 mil que estava escondido na cueca. Até o momento, a polícia não informou a origem da pedra”.

‘Visita derespeitosa’

Contudo, conforme os indígenas, a situação que causou revolta, foi a visita que o senador realizou sozinho à Terra Yanomami no dia 20 deste mês, feriado de Carnaval.

“O que mais causou descontetamento a esta organização e lideranças indígenas Yanomami, foi a visita do senador Chico Rodrigues à TIY sem a presença dos membros da comissão criada pelo senado e sem seguir os protocolos sanitários criados pelo Governo Federal.”

Convidado a se retirar

Por fim, o documento diz ainda que Chico Rodrigues foi convidado a se retirar do local.

“Por não concordar com a visita, o lider Yanomami Junior Hekurari relatou que a visita gerou um constrangimento muito grande. E, com razão convidou o senador a se retirar imeadiatamente do local”.

Leia mais:

  • Funai se manifesta e se diz preocupada sobre ida de Chico Rodrigues sem autorização à Terra Yanomami

Fonte: Da Redação