
O Conselho Indígena de Roraima (CIR) enviou no dia 24 deste mês ao Senado Federal um ofício pedindo o afastamento do senador Chico Rodrigues (PSB) da presidência da comissão extena que acompanha a crise sanitária Yanomami.
O documento também foi enviado ao Conselho de Ética Parlamentar, ao Procurador Geral da República Atônio Aras, Ministério Público Federal e também Defesa dos direitos Indígenas e Minorias.
A comissão
Conforme o ofício, a Funai juntamente com a Secretaria Especial de Saúde (Sesai) publicou portaria que estaleceu procedimentos para a entrada de pessoas na Terra Yanomami. O objetivo é proteger os indígenas.
No entanto, conforme o CIR, a comissão até o momento não apresentou ‘Plano de trabalho para visitação na Terra Yanomami’.
Motivos do pedido
Do mesmo modo, o documento cita também, que Chico Rodrigue “já se mostrou favorável ao garimpo em terra indígenas.” E que ele representa os interesses dos que praticam o crime há anos no território Yanomami.
“Discursos como esses, incentivaram a invasão não só T.I.Y. mas também en outras TI na amazônia. E, os efeitos negativos são presenciados hoje. Como no caso da TI Yanomami, TI Mundukuru e TI dos Kayapó”, diz trecho do documento.
Além disso, o ofício relembrou que o senador esteve envolvido em um investigação da Polícia Federal. Na ocasião, os agentes flagraram Chico Rodrigues então, com R$ 33 mil reais dentro da própria cueca.
“Em 2020, durante operação, a Polícia Federal apreendeu na casa do senador uma pedra que aparentava ser pepita de ouro. E ainda o flagraram com R$ 33 mil que estava escondido na cueca. Até o momento, a polícia não informou a origem da pedra”.
‘Visita derespeitosa’
Contudo, conforme os indígenas, a situação que causou revolta, foi a visita que o senador realizou sozinho à Terra Yanomami no dia 20 deste mês, feriado de Carnaval.
“O que mais causou descontetamento a esta organização e lideranças indígenas Yanomami, foi a visita do senador Chico Rodrigues à TIY sem a presença dos membros da comissão criada pelo senado e sem seguir os protocolos sanitários criados pelo Governo Federal.”
Convidado a se retirar
Por fim, o documento diz ainda que Chico Rodrigues foi convidado a se retirar do local.
“Por não concordar com a visita, o lider Yanomami Junior Hekurari relatou que a visita gerou um constrangimento muito grande. E, com razão convidou o senador a se retirar imeadiatamente do local”.
Leia mais:
- Funai se manifesta e se diz preocupada sobre ida de Chico Rodrigues sem autorização à Terra Yanomami
Fonte: Da Redação