Operação Libertação divulga horários para passagem de embarcações na TI Yanomami

Operação Libertação divulga horários para passagem de embarcações na TI Yanomami
Foto: Hutukara Associação Yanomami

O Centro Integrado de Comando e Controle da Operação Libertação se reuniu na manhã da última terça-feira (28). Eles trataram a respeito do trânsito de embarcações pelos postos de controle nas regiões do Palimiú e Walo Pali, respectivamente no Rio Uraricoera e Mucajaí. Dessa forma, o grupo definiu os horários para passagem de embarcações na Terra Indígena Yanomami. Veja abaixo.

O trânsito das embarcações está permitido no período entre 7h e 17h. Da mesma forma, elas também estão sujeitas a procedimentos de fiscalização nos postos e não autorizarão a passagem destas em outros horários.

Garimpo ilegal

As ações de combate ao garimpo ilegal na TI Yanomami seguem assim ininterruptas. No último domingo (26), por exemplo, a Polícia Federal (PF), com apoio aéreo, desmobilizou estruturas de garimpos ainda em operação ao longo dos rios Mucajaí e Catrimani. Os agentes destruíram dezenas de barracas, motores, geradores, infraestrutura de comunicação, bem como outros materiais voltados para a exploração ilegal de minérios na região em quatro acampamentos.

Já na terça-feira (28), uma mulher relatou passar pelo posto de fiscalização na região do Palimiú transportando uma pequena quantidade de ouro. Agentes da Operação Libertação que estão no local deram voz de prisão em flagrante. A suspeita foi conduzida para Boa Vista. Ela agora se encontra no sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Operação Libertação

Desde o início da Operação Libertação, a Força-Tarefa integrada pela Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional, PRF e Ministério da Defesa teve como resultado o bloqueio de R$ 41 milhões em bens e inutilização ou apreensão de 59 balsas, duas aeronaves, oito embarcações, 27 toneladas de cassisterita, geradores de energia, maquinários e equipamentos diversos para extração de minério, utensílios e insumos utilizados na atividade ilegal.

Fonte: Da Redação