Fim de papo – Prefeita revoga decreto que avalia agentes por quantidade de multas

478

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira, 29, para anunciar a revogação do decreto que avaliava os agentes de trânsito, dentre outros, pela quantidade de multas aplicadas.

A partir desta terça-feira, 30, com a publicação do novo decreto, os agentes de trânsito não serão mais avaliados por multas, mas sim pelas ações e campanhas educativas. O ponto que seria contabilizado para multas, passa a somar nas campanhas.

A determinação, segunda a prefeita, foi uma forma de acabar com as polêmicas e informações desencontradas, divulgadas por fake news. “A nossa intenção nunca foi arrecadar, até porque tudo o que já fizemos no trânsito nós utilizamos recursos próprios. Para se ter uma ideia, de 2017 até hoje, 80% das multas ainda não foram pagas”.

Ainda segunda a prefeita, a intenção é salvar vidas e continuar diminuindo os acidentes na cidade. “Os agentes de trânsito não serão mais avaliados por multas, mas as multas ainda existirão em situações de desrespeito às normas de trânsito e sempre que algum condutor colocar a vida de outras pessoas em risco. Os agentes estão aí e essa é uma das suas atribuições”, explicou.

A prefeita apresentou dados sobre a diminuição dos acidentes de trânsito. De 2017 a 2018, onde havia radares de velocidade, na região central, apenas uma morte foi registrada na avenida Ville Roy. Na outra região da cidade onde não havia radar, 30 óbitos foram atendidos pelo SAMU.

O secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, também explicou o funcionamento dos radares. “Temos mais de 2.300 ruas em Boa Vista e em apenas 17 delas há radares. É um número mínimo, em comparação com a quantidade de vias. Todos os radares de Boa Vista foram implantados após estudos e onde havia maior registro de acidentes”, disse.

Campanha educativa: Durante coletiva, a prefeita anunciou reforço nas ações e campanhas educativas. Os agentes de trânsito começarão, a partir desta terça-feira, 29, a fortalecer as ações nas ruas da cidade, visando a conscientização dos condutores e pedestres.