Ação judicial pede que Governo e Prefeitura de Pacaraima providenciem ambulâncias para o Samu

Ação judicial pede que Governo e Prefeitura de Pacaraima providenciem ambulâncias para o Samu
Sede do MPRR – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

O Ministério Público de Roraima (MPRR) ajuizou uma ação na Justiça para que o Governo e a Prefeitura de Pacaraima providenciem duas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A ação pede ainda que os órgãos não realizem transporte de pacientes em qualquer outro veículo que não seja a unidade móvel de saúde adequada.

A necessidade da medida judicial se deu após a constatação de omissão dos gestores no fornecimento de ambulância do Samu em Pacaraima.

Conforme a promotor de Justiça, Felipe Hellu Macedo, além do fato de que apenas uma ambulância não supre a demanda do município, o veículo utilizado frequentemente necessita de reparos mecânicos por períodos longos.

Desde outubro de 2022, a ambulância encontra-se em manutenção, deixando a população carente de unidade pré-hospitalar móvel para atendimento de urgência e emergência.

Diante disso, o Ministério Público de Roraima então requereu liminar para a disponibilização de ambulâncias do Samu. O prazo é de 30 dias para execução da medida sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil contra os gestores.

Ainda segundo o promotor Felipe Hellu, desde outubro de 2022, Pacaraima está sem ambulância. E a central de regulação (que é de responsabilidade do Estado), tem ciência da situação.

“Com uma média de 20 a 25 remoções mensais para a capital, certamente, alguns pacientes sofreram e continuarão sofrendo, caso nada seja feito com a ausência de transporte adequado para a urgência. A situação é tão degradante que em casos extremos, a única saída é a condução do paciente numa maca. Ou na carroceria da caminhonete do Corpo de Bombeiros”, afirmou. 

Fonte: Da Redação