MPRR empossa novo procurador-geral de Justiça

MPRR empossa novo procurador-geral de Justiça
O evento ocorreu no auditório da sede da Polícia Federal – Foto: Reprodução/MPRR

O Ministério Público de Roraima (MPRR) empossou, na tarde da última sexta-feira (10), Fábio Bastos Stica no cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ). Desse modo, ele assume a função para o biênio de 2023/2025. O evento ocorreu no auditório da sede da Polícia Federal (PF), em Boa Vista.

Nesse sentido, Janaína Carneiro Costa, que deixa o cargo após 4 anos de gestão, se despediu e apontou algumas das principais conquistas.

“Nosso Ministério Público tem sido essa voz das mulheres vítimas de violência. Das pessoas com deficiência que buscam a paridade de seus direitos, dos idosos abandonados, dos imigrantes que vivem nas nossas ruas, dos indígenas que chegam às nossas cidades maltrapilhos e desnutridos. Tem sido a voz de uma sociedade que não aceita mais o desvio de recursos públicos, o aumento da criminalidade e a desigualdade de gênero em suas mais diversas formas”, ressaltou.

O novo procurador ingressou no MPRR em 1992. De acordo com ele, o membro do MP é um servidor do povo que não deve se afastar da missão principal que é servir à população.

“O Membro do MP é aquela pessoa que tem que estar próximo e acessível à comunidade, especialmente o que está no interior. Para que o MPRR e o MP Brasileiro subsistam, entendo que não devemos de nenhuma forma estar divididos. Temos que estar firmes, fortes e coesos. Me comprometo a dar o melhor para a sociedade roraimanese, seja no MPRR, seja no Conselho dos Procuradores-Gerais”, destacou.

Durante a solenidade

O Corregedor Nacional do Ministério Público, Conselheiro Oswaldo D´Albuquerque, esteve na solenidade. Ele elogiou o retorno de Fábio Stica como PGJ.

“O seu reingresso na Procuradoria-Geral de Justiça demonstra a confiança de seus pares em você e o legado que Vossa Excelência deixou a este Ministério Público, assim como a todo o Ministério Público brasileiro, enquanto Conselheiro Nacional. É uma honra, uma alegria gozar de sua amizade e ter você como colega e irmão de lutas do Ministério Público brasileiro”, disse.

Do mesmo modo, além da posse do procurador, também realizaram a recondução do Procurador de Justiça, Alessandro Tramujas Assad. Ou seja, ele estará no cargo de Corregedor-Geral do MP por mais dois anos.

Serviços prestados ao MPRR

Conforme a Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, Norma Angélica Cavalcanti, os trabalhos de Janaína Carneiro Costa foram ótimos. Por fim, desejou sucesso para o novo PGJ.

“Hoje é dia de festejar e privilegiar dois Membros importantes do MP Brasileiro. A Dra. Janaína Carneiro Costa, mulher talentosa, que trabalhou doando em seus dois mandatos o seu melhor pelo fortalecimento do MP de Roraima. Agradeço seu a apoio à nossa gestão do CNPG e pelas lutas institucionais, e Fábio Stica, aclamado líder. Que foi escolhido por seus pares em reconhecimento à sua inteligência e condições necessárias para enfrentar adversidades e para vencê-las com equilíbrio e sensatez”, frisou.

Por fim, o presidente da Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP), Manoel Murrieta, frisou que o PGJ contará com apoio da Associação na luta em prol da sociedade.

“Esse momento exige dos homens e mulheres do Ministério Público uma postura cívica e séria em favor da Constituição de respeito às Leis e à Cidadania. Importante frisar que temos grandes líderes no Ministério Público de Roraima, como Fábio Stica. Janaína Carneiro e Alessandro Tramujas Assad, colaboradores talentosos que ajudam a construir a história do MP brasileiro”, finalizou.

Fonte: Da Redação