Multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre

Multas por desmatamento na Amazônia aumentam 219% no 1º trimestre
Desmatamento- Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

O número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica, no primeiro trimestre de 2023, aumentou 219%. O dado é uma comparação da média do mesmo período dos anos de 2019 a 2022. As informações são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nesse sentido, o resultado é a soma das multas, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais, que tiveram alta de 133%, e o número de embargos de propriedades, que cresceu 93%, no mesmo período.

De acordo com o Ibama essas medidas descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamentos bancários, além de restringir o comércio de produtos ilegais.

O Ibama destruiu 285 acampamentos de garimpeiros, oito aeronaves, 23 barcos, três tratores e 124 motores, somente em operações realizadas contra os invasores do território indígena Yanomami, desde 6 de fevereiro. Os locais das ações são o Amazonas e Roraima.

Além disso, a instituição apreendeu também 21 mil litros de combustível e 22 toneladas do minério cassiterita. Assim com, 5 kg de mercúrio, entre outros equipamentos de apoio logístico ao garimpo ilegal.

Em todo o Brasil, as autuações ambientais do instituto aumentaram 78%, de janeiro a março deste ano. A informação é constatada em relação ao mesmo intervalo de meses, dos quatro anos anteriores.

Dessa forma, o Ibama justifica que os aumentos das multas, apreensões de bens e produtos e embargos de propriedades ocorreram devido à retomada das atribuições do órgão ambiental do governo federal e o comando do combate ao desmatamento pela área ambiental.

Fonte: Agência Brasil