MPF acompanha investigações de conflito ocorrido na Comunidade Uxiu na Terra Yanomami

MPF acompanha investigações de conflito ocorrido na Comunidade Uxiu na Terra Yanomami
Fachada do MPF-RR – Foto: Divulgação/MPF-RR Fachada do MPF-RR – Foto: Divulgação/MPF-RR

O Ministério Público Federal (MPF) está acompanhando as investigações instauradas para apurar as circunstâncias e os responsáveis pelo atentado ocorrido na Comunidade Uxiu, na Terra Yanomami em Roraima.

O Caso

Um indígena de 36 anos, morreu e outros dois ficaram feridos. Além disso, A Polícia Federal (PF) já instaurou inquérito para apurar o caso. E, o Governo Federal anunciou nesta segunda-feira (1) o envio de uma comitiva à região, que tem sido palco de conflitos decorrentes do garimpo ilegal.

Do mesmo modo, conforme ofício da Associação Yanomami Urihi enviado na noite de sábado (29) a vários órgãos públicos, entre os quais ao próprio MPF, um grupo de garimpeiros armados alvejaram três jovens pertencentes ao subgrupo Xiriana. As vítimas foram resgatas e levadas para o centro de referência emergencial em Surucucu para atendimento. No documento, não há detalhes do conflito.

Acima de tudo, o pedido da entidade, é para que ocorra providências tanto para esclarecer o fato quanto para evitar novos conflitos.

Além disso, no caso do MPF, os procuradores lotados em Boa Vista, tem como objetivo supervisionar as diligências e também atuar de forma conjunta na instrução do inquérito policial. Ele então podem reunir provas e levar à denúncia dos responsáveis.

Por fim, a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR) e pelo gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras acompanham o caso.

Leia mais sobre o assunto aqui:

Morre indígena Yanomami vítima de ataque de garimpeiro

PRF e Ibama são recebidos a tiros em garimpo ilegal na TI Yanomami

Fonte: Da Redação