Prêmio de Jornalismo: profissionais e acadêmicos de Comunicação podem se inscrever no concurso da DPE-RR até 31 de maio

Prêmio de Jornalismo: profissionais e acadêmicos de Comunicação podem se inscrever no concurso da DPE-RR até 31 de maio
Este é o 1º Prêmio de Jornalismo da DPE-RR – Foto: Ascom DPE-RR

“Onde há Defensoria, há justiça e cidadania”, é o tema do I Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). Ele pretende valorizar o compromisso com a garantia de direitos da população.

Os profissionais e acadêmicos devem abordar, em reportagens e matérias, as práticas exitosas realizadas pelos defensores públicos, bem como a atuação da instituição em Roraima.

Quando se fala em assistência jurídica integral e gratuita, é possível listar uma série de atividades exercidas pela DPE-RR. A Defensoria atua nas áreas do direito civil (educação, saúde, alimentação, entre outros), direito de família (divórcios, guarda de filhos, adoções, pensão alimentícia, entre outros), criminal (defesa dos réus e vítimas) e na área da infância e da juventude.

A DPE-RR também possui o programa ‘Defensoria Itinerante’. Ele tem como objetivo prestar essas orientações e assistência jurídica gratuita à população das comunidades do interior que não dispõem de atendimento da Defensoria Pública. Ou seja, nos municípios que não possuem comarca do Poder Judiciário.

Um dos pontos mais fortes desse programa, é a emissão de 2ª via de registro civil, de forma gratuita. A Defensoria atua também na área dos Direitos à Saúde, promoção da igualdade étnico-racial, pessoas com deficiência, entre outras inúmeras demandas sociais. 

Assistência

A Defensoria também presta assistência judicial e extrajudicial a mulheres em situação de violência doméstica e familiar, por meio da Especializada da Mulher, que atua nas dependências da Casa da Mulher Brasileira, podendo também sr utilizada como tema para os materiais dos profissionais e acadêmicos de jornalismo.

Além das atividades defensoriais, os interessados em participar do concurso podem abordar histórias interessantes, curiosas, bem como também inspiradoras, relacionadas aos atendimentos realizados a assistidos e assistidas, em que a atuação da Defensoria foi crucial para garantir o direito dessas pessoas.

O defensor público-geral, Oleno Matos, explica que os profissionais e acadêmicos de jornalismo também podem abordar reportagens e matérias que situem as comarcas do interior.

“Além da Capital, a DPE tem sedes em Alto Alegre, Bonfim, Caracaraí, Cantá, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá, que também podem ser usadas na criação dos materiais jornalísticos. Esse tema é de suma importância, pois além de abordar os serviços prestados pela DPE-RR, também traz luz sobre o olhar necessário de fortalecimento de aspectos estruturantes da Defensoria Pública”, disse.

Edital do prêmio de jornalismo

O edital e todas as regras estão disponíveis no site da DPE-RR (www.defensoria.rr.def.br), basta clicar na aba ‘CONCURSOS ABERTOS’. Além disso, o link de acesso para o preenchimento do formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico.

Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (095) 99118-1698.

Fonte: Da Redação