Paciente denuncia suspensão de cirurgia de vasectomia pela Sesau

Paciente denuncia suspensão de cirurgia de vasectomia pela Sesau
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Um paciente identificado como Nazareno Barbosa entrou em contato com a reportagem nesta quinta-feira (18) para denunciar a suspensão de cirurgias de vasectomia por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) em Roraima.

Conforme o relato, do homem o procedimento segue suspenso desde o ano passado. Ele disse que por orientação médica buscou a cirurgia. Assim, ele retornou em abril ao Centro de Referência em Saúde da Mulher para obter mais informações.

“Me falaram que eu tinha que ter um encaminhamento médico e tudo. E chegando ao Centro de Referência da Mulher, me informaram que que o procedimento não estava sendo feito mais lá e que estava sem data. Também disseram que não sabiam quando começaria”, disse.

No entanto, o paciente já havia feito uma denúncia relatando a suspensão. Em resposta, a Sesau disse que as cirurgias iam retornar neste mês de maio.

“Me deram a resposta que ocorreria a partir do dia 1º de maio pelo Coronel Mota. Então, no dia 15 de maio, eu fui até o Coronel Mota, procurei a recepção e a moça me disse que não ocorrendo. Uma outra pessoa que trabalha na direção também explicou que ainda estava em processo de acordo e não tinha prazo se iria acontecer. Ou seja, acabei ficando sem resposta novamente”, explicou.

A reportagem entrou em contato com a Sesau para mais esclarecimentos. Por meio de nota, disse que que finalizou o processo de reorganização dos procedimentos cirúrgicos de pequeno porte da Rede Estadual de Saúde, incluindo as cirurgias de vasectomia. Logo, expectativa é que os procedimentos voltem a ser realizados no início de junho.

Fonte: 93 FM