ALE-RR aprova pedido de informações sobre construção de Centro de Radioterapia e pacientes com câncer em RR

ALE-RR aprova pedido de informações sobre construção de Centro de Radioterapia e pacientes com câncer em RR
Hiran Gonçalves e Antonio Denarium – Foto: Ascom/PP

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o pedido de informações para que a secretária Estadual de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon informe sobre o tratamento de pacientes oncológicos.

O pedido foi feito pelo deputado Cláudio Cirurgião (União Brasil) no último dia 19. O documento pede para que ela informe quantos pacientes oncológicos realizaram Tratamento Fora do Domicílio (TFD) nos últimos quatro anos por exemplo. Além disso, ela também deve esclarecer qual o tempo médio de permanência desses pacientes fora de seus domicílios, quantos estão na fila e quanto tempo dura para que a Sesau libere o TFD.

Centro de Radioterapia

Do mesmo modo, o parlamentar pediu informações sobre as obras do  Centro de Radioterapia de Roraima. É que a obra está parada desde 2019 e era uma esperança para pacientes com câncer que precisam ir para outros estados em busca de tratamento.

No documento, Cláudio Cirurgião pede que o Governo informe dados em detalhes do contrato com a empresa responsável pela construção. A Sesau também deve apresentar a previsão para a finalização das obras. Por fim, o Governo terá que prestar contas sobre as verbas estaduais e federais empregadas na obra.

Promessa

A obra era uma promessa do senador eleito Hiran Gonçalves (PP). Ele anunciou a construção várias vezes na imprensa e nas redes sociais.

Em uma das publicações, ele chegou a afirmar que trouxe R$ 10 milhões para a implantação do Centro de Radioterapia. No entanto, não houve a conclusão da obra, assim como a prestação de contas.

O Centro de Radioterapia teve a construção iniciada em 2018, com prazo de entrega em outubro do ano seguinte. Assim, o valor foi orçado em R$ 7,2 milhões. Em seguida, em 2019, o governador Antonio Denarium (PP) esteve no local, acompanhado de Hiran Gonçalves, mas logo depois a obra parou.

Nas eleições de 2022, ao registrar a candidatura e seu plano de governo, Denarium prometeu finalizar a obra da unidade. Além disso, ele ainda disse que construiria mais sete unidades de saúde em Roraima.

Na época, o Roraima em Tempo questionou o Governo sobre que medidas pretendia tomar.

Por meio de nota, o Governo disse que não tinha autonomia na obra e disse que a responsabilidade para a contratação da empresa para executar o serviço é do Ministério da Saúde. Disse ainda que as demandas de pacientes que precisam de tratamento com radioterapia são feitas na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima e TFD.

Fonte: Da Redação