Projeto Sumaúma: mais de meio milhão de refeições foram distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Boa Vista

Projeto Sumaúma: mais de meio milhão de refeições foram distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Boa Vista
Refeição distribuída por meio do projeto Rede Cáritas em Roraima/Foto: Divulgação

O Projeto Sumaúma: nutrindo Vidas, já distribuiu mais de 300 toneladas de comida em cerca de meio milhão de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação é promovida pela Rede Cáritas em Roraima.

O projeto que completa 1 ano, serve café da manhã e almoço no Posto de Recepção e Apoio da Operação Acolhida, no bairro 13 de Setembro, e na Igreja Santo Agostinho, no bairro Pricumã, em Boa Vista.

De acordo com a Cáritas, houve o investimento de mais de 3 milhões em insumos alimentícios. Além disso, desde a segunda quinzena de fevereiro, estão sendo servidas mais de 2 mil refeições diárias. Uma média de 70 novas pessoas chegam, também diariamente, para comer.

Como resultado, em janeiro o projeto serviu 40.557 refeições. Em fevereiro, houve a distribuição de 45.351 mil refeições. Em março 53.325, em abril 51.045, em maio 55.979, em junho 51.976 e em julho 51.859. Ou seja, 13.703 pessoas atendidas.

Atividades comemorativas

Ainda de acordo com a Cáritas, em alusão este marco na história do projeto, vão ocorrer atividades. Na próxima sexta-feira (18), às 11h00, no Posto de Recepção e Apoio da Operação Acolhida, terá o lançamento e a distribuição da primeira tirinha dos Nutriniños, com direito a gincana especial para a criançada. Já no dia no domingo, (20), terá uma missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora da Consolata. Quem vai celebrar é o Dom Evaristo Spengler, Bispo da Diocese de Roraima. Ele vai estar acompanhado dos padres Revislande e Itamar.

Sobre o projeto

O Projeto Sumaúma surgiu em maio de 2022 e serviu o primeiro prato de comida no dia 1 de agosto do mesmo ano, na mesma estrutura que ocupava o Mexendo a Panela, com a mesma equipe. Contudo, agora como uma ação da Cáritas Brasileira de combate à fome e à desnutrição, vinculada à Área de Atuação em Segurança Alimentar e Nutricional, no contexto de combate à insegurança alimentar, à fome dos refugiados e migrantes venezuelanos que estão em Boa Vista, em parceria com a Associação Mexendo a Panela da Igreja Consolata e a Cáritas Diocesana de Roraima, com o financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional (USAID).

Fonte: Da Redação