Incra entrega títulos definitivos para agricultores familiares na zona rural de Boa Vista

Incra entrega títulos definitivos para agricultores familiares na zona rural de Boa Vista
Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) vai fazer a entrega de títulos definitivos aos agricultores familiares dos assentamentos Nova Amazônia e Nova Amazônia 1, localizados na zona rural de Boa Vista. A entrega será realizada na quinta-feira (31) às 9h, na sede da Coopana (Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia), na vicinal 07, Polo 1.

De acordo com o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, serão entregues 33 títulos definitivos. “Esta é a primeira ação de documentação da terra deste ano. E a novidade é que todos os títulos tem registro pelo cartório de imóveis. O que facilita a vida dos assentados e dar a segurança jurídica para a propriedade rural”, destacou.

As equipes do Incra estarão no evento para coletar as assinaturas dos beneficiados. Bem como prestar esclarecimentos sobre as ações do órgão para a reforma agrária no Estado.

“O Cartório de Registro de Imóveis também estará presente, para auxiliar aqueles assentados que já receberam o documento da terra, mas ainda não providenciaram o registro, então quem tiver alguma dúvida está convidado a comparecer à solenidade, para receber esse atendimento”, explicou Siqueira.

Com essa entrega, restarão poucos assentados sem o título da terra no município de Boa Vista. Dessa forma, a Nova Amazônia tem 570 famílias assentadas e desse total, 484 estão tituladas. Já no Nova Amazônia 1, são 429 assentados, sendo que 315 foram contemplados com o título.

“Agora, nós vamos intensificar os trabalhos de regularização fundiária, para assegurar o título para todos as famílias, não só da zona rural de Boa Vista, mas de todas as áreas de reforma agrária do Estado”, acrescentou Siqueira.

Benefícios

Assim, o título definitivo em mãos, os assentados poderão acessar crédito utilizando o título como garantia, e ampliar a produção nos seus lotes. Logo, beneficiados, a maioria dos agricultores cultiva verduras, frutas e legumes, além de criar pequenos animais que abastecem feiras e supermercados de Boa Vista.

Fonte: Da Redação