MPRR firma Acordo Judicial com município do Cantá para realização de concurso para professor

MPRR firma Acordo Judicial com município do Cantá para realização de concurso para professor
Fachada do MPRR – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), firmou Acordo Judicial nesta quarta- feira (30) com o município de Cantá para realização de concurso público para preenchimento de vagas no cargo de professor de educação básica.

Quem homologou foi o Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Guilherme Versani Gusmão Fonseca. Do mesmo modo quem assinou foi a Promotora de Justiça Érika Michetti. Bem como o Prefeito André Luis Costa de Castro, que se responsabiliza a realizar o certame e empossar os aprovados em até 240 dias.

Dessa forma, caso o município ultrapasse a data estipulada para cumprimento do Acordo, deverá pagar multa no valor de R$ 3 mil a cada dia de atraso. 

Entenda

A prefeitura não realiza concurso para professores desde 2007. Logo, a partir de então, a Prefeitura só efetuou contratações temporárias.

Além disso, a não realização de concurso público para professores de Cantá é alvo de várias atuações do MPRR. Em 2018, a Promotoria de Justiça de Direito à Educação firmou Termo de Ajustamento de Conduta para promover o concurso público no município. Como não ocorreu o cumprimento de TAC, em janeiro de 2020, a Promotoria ajuizou uma Ação de Execução.

“Agora estamos firmando este acordo judicial para solucionar a constante situação de falta de professores na rede municipal de ensino do Município de Cantá, remediadas por sucessivas contratações temporárias, às quais comprometem o acesso e a qualidade da prestação de serviço da educação pública, razão pela qual a prefeitura deverá realizar o certame com urgência”, destacou a Promotora de Justiça Érika Michetti.

Fonte: Da Redação