Mutirão vai agilizar 86 processos relacionado ao direito da família em um dia

Mutirão vai agilizar 86 processos relacionado ao direito da família em um dia
As demandas envolvem casos como alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento de união estável, divórcio e guarda – Foto: ASCOM/DPE-RR

Um mutirão judicial está sendo organizado para agilizar a resolução de 86 processos relacionados ao direito de família. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), conta com a participação da Defensoria Pública para oferecer celeridade e assistência jurídica necessária para as partes envolvidas.

A ação visa fornecer um ambiente colaborativo e eficiente, buscando soluções justas e satisfatórias para todas as partes afetadas por esses processos. O mutirão acontece na próxima terça-feira (10).

As demandas envolvem diversos casos, como alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento de união estável, divórcio e guarda. As audiências vão acontecer no Fórum Advogado Sobral Pinto.

De acordo com a defensora pública Christianne Leite, o mutirão tem o objetivo de reduzir o tempo de tramitação processual. Proporcionando, assim, satisfação a todos do sistema de justiça, especialmente aos assistidos.

“Participamos sempre das ações promovidas pelas Varas de Família. Diante da alta demanda, as varas realizam mutirões mensais, com a participação dos defensores que atuam na área. Quanto mais rápido resolvermos, melhor para todos”, destaca a defensora.

Seis defensores participam do mutirão

Seis defensoras e defensores públicos foram designados para participar da ação: Noelina Chaves, Lenir Rodrigues e Januário Lacerda na 1ª Vara; e Emira Latife, Alessandra Miglioranza e Carlos Fabrício Ortmeier na 2ª Vara.

Conforme o defensor público-geral, Oleno Matos, a ação visa solucionar as demandas da população no menor tempo possível e fortalecer o compromisso de orientação, suporte emocional e representação legal.

“Nossa equipe está empenhada em assegurar que cada cidadão tenha acesso à justiça de maneira rápida e eficiente. Acreditamos que a celeridade no processo é crucial não apenas para a eficácia das ações, mas também para a confiança da comunidade no sistema judicial. Estamos trabalhando arduamente para fortalecer ainda mais os laços entre a Defensoria Pública e a sociedade, promovendo uma abordagem humanizada e dedicada a cada caso confiado a nós”, ressaltou.

Fonte: Da Redação