Paciente com astigmatismo aguarda há mais de seis meses para receber óculos de programa do Governo

Paciente com astigmatismo aguarda há mais de seis meses para receber óculos de programa do Governo
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Ian Vitor Freitas/ Roraima em Tempo

Em junho de 2023, o paciente Luis Joaquim Ferreira, realizou uma cirurgia para a retirada de uma catarata. Ele tem miopia e astigmatismo e por esse motivo necessita de óculos. O prazo para receber os óculos era de três meses, contudo, o paciente já aguarda há mais de seis meses.

De acordo com a filha de Luis, Eudilene Ferreira, o programa da Secretária de Saúde (Sesau) é em convênio com uma ótica particular. Eles procuram respostas e aguardam um posicionamento dos responsáveis.

“Já está com seis meses, e o óculos vence com um ano. Eles não têm uma resposta de quando vai chegar esse óculos. Acredito que quando chegar, não vai ter mais nenhuma utilidade. Em julho ele foi na ótica e falaram que era três meses. Sempre que vamos lá, eles informam que infelizmente não chegou e que teve imprevistos. Nem tem data provável para quando vai ser entregue”, disse.

Além disso, ela ressalta que os óculos não são escolhidos pelos pacientes e que são pequenos e ainda cita como exemplo o caso da irmã.

“Eles que selecionam os óculos, não é o paciente, às vezes não combina com o rosto da pessoa. Inclusive minha irmã tem o rosto gordinho e os óculos eram todos pequenos. Eles disponibilizam a minoria dos óculos, acho que tinha 20 para escolher. Insatisfatório para a população essa situação”, relatou.

Dessa forma, ela finaliza dizendo que a todo momento vai até a ótica solicitar os óculos, mas não tem o problema resolvido. Agora, ela busca informações e uma solução por parte da Sesau.

“Sempre estou indo lá cobrar a entregue do óculos, porque eles deram um papel de 60 dias para entregar, provavelmente vai chegar vencido ou perto de vencer. Eu faço um apelo ao Governo, para buscar uma solução em relação aos óculos e a essa demora”, finalizou.

Citada

O jornalismo da Rádio 93 FM entrou em contato com a Sesau para esclarecimentos sobre o assunto, no entanto, não houve retorno. Já o proprietário da ótica entrou em contato com a família e disse que no prazo de cinco dias as lentes que são fabricadas fora do estado chegarão para compor os óculos.

Fonte: Rádio 93 FM