Com crises de labirintite, idosa aguarda há seis meses por tratamento pela Sesau

Com crises de labirintite, idosa aguarda há seis meses por tratamento pela Sesau
Fachada da Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Familiares da idosa Laura Paiva do Nascimento, de 82 anos, denunciaram a demora para o início das sessões de reabilitação da mulher que foi diagnosticada com labirinte –  distúrbio do ouvido interno que causa a inflamação do labirinto. A idosa, aguarda há seis meses para começar o tratamento.

Conforme a neta da idosa, que não quis ser identificada, em setembro do ano passado, a mulher recebeu encaminhamento para sessões de reabilitação vestibular para combater as crises de labirinte.

Dessa forma, a família foi até a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) e entregou a documentação. No entanto, toda a vez que procura a Sesau, recebe a informação que a idosa será a próxima a receber os atendimentos, contudo, até o momento nada aconteceu.

“Entrei em contato com a Sesau e me disseram que ela seria a próxima. Todas as vezes falam e é sempre a mesma resposta. Ela tem 82 anos e só vão chamar o paciente quando estiver em um estado debilitado. Ou quando algo pior acontecer com ela?”, desabafou a mulher.

A neta também questiona sobre o paradeiro da documentação entregue na secretaria, pois todas as vezes que ela entra em contato com a Sesau, a equipe faz as mesmas perguntas sobre o encaminhamento do tratamento da mulher.

“Não sei se perderam o documento dela, pois sempre perguntam se o tratamento é para o aparelho auditivo. Já tem muito tempo e nunca chega a vez dela“, disse.

Demora gera preocupação dos familiares da idosa

Do mesmo modo, Raquel teme que o quadro da idosa piore. “Minha avó é uma mulher lúcida, no entanto, faz muito tempo que estamos tentando essa vaga. Quando ela tem essas crises [ de labirintite] ela não consegue nem levantar ou tão pouco tomar banho, então, ela passa o dia deitada. Uma pessoa que faz suas próprias coisas dentro de casa. Quando ataca a crise, ela não consegue”, explicou.

Citado

A reportagem entrou em contato com a Sesau para esclarecimentos sobre o caso. Por meio de nota, disse que Laura está devidamente inserida na fila de espera para a terapia de reabilitação vestibular. Por fim, disse que a previsão de chamada da paciente para a reabilitação é após o Carnaval.

Fonte: Rádio 93 FM