Casos de estelionato eletrônico aumentam em 143% em Roraima

Casos de estelionato eletrônico aumentam em 143% em Roraima
Foto: Freepik

Os casos de estelionato eletrônico aumentaram em 143% em Roraima o que representa o segundo maior aumento do país. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e se referem ao ano de 2023.

O estado só fica atrás da Paraíba, que registrou aumento de 153% se comparado ao ano de 2022. Roraima registrou em 2022, 778 casos. Já em 2023, houve o registro de 1.893 casos.

A taxa nacional foi de 196,8. o estado registrou índice de 297,3 por 100 mil habitantes.

O estelionato eletrônico ocorre quando o criminoso consegue enganar alguém, por meio de redes sociais, contatos telefônicos, correio eletrônico falso ou então, qualquer outro meio fraudulento, a fornecer dados confidenciais. Tais como, senhas de acesso, bancos ou número de cartão de crédito ou débito.

Além disso, a lei estabelece que quem for pego praticando o crime, pode receber pena de 4 a 8 anos de reclusão e multa.

Formas de prevenção do golpe de estelionato

Em 2021, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) já vinha alertando a população para este tipo de golpe e ressaltou que os criminosos fingem ser parentes ou amigos para extorquir as vítimas. Além disso, divulgou algumas forma de prevenção contra o crime.

  • Não informa nome, telefone ou código de confirmação a nenhum usuário ou empresa antes de checar se é realmente seguro; ative a confirmação em duas etapas nos aplicativos de mensagens, pois ela funciona como uma senha extra; desconfie de ligações de empresas que oferecem ofertas e prêmios; fique atento a arquivos e links suspeitos e atualize periodicamente as senhas.
  • É fundamental ainda ter cautela com pedidos de dinheiro de supostos parentes ou amigos. Quando receber uma solicitação como essa, jamais tome qualquer providência sem antes ligar para quem entrou em contato e confirmar as informações.
  • Por fim, se ainda assim você cair no golpe, envie um e-mail para o suporte do seu aplicativo de mensagens com o título “Perdido/Roubado: desative minha conta”. Inclua seu número de telefone com o código do país e DDD na mensagem. Sua conta será desativada e todos os que estiverem utilizando-a serão desconectados.

Fonte: Da Redação