
Moradores da vila Campos Novos Ajanari, no município de Iracema, relataram ao Roraima em Tempo nesta sexta-feira, 23, o péssimo estado de conservação de pontes e estradas da vicinal 6. Segundo denúncia, o abandono por parte das autoridades, tem contribuído para o isolamento da região.
De acordo com um fazendeiro que preferiu não se identificar, com a chegada do período chuvoso, a situação piora. As enxurradas abriram crateras na estrada que impossibilitaram o tráfego de veículos, principalmente de caminhões.
“Nós estamos abandonados lá. Se não fosse a gente tomar iniciativa, a gente estava ilhado lá, sabe? Nessa estrada lá, no passado tiveram aquelas queimadas que queimaram todas as pontes. A gente mesmo que veio arrumar tudo. As estradas até uns dias atrás, estavam intrafegáveis”, disse o fazendeiro.
Ainda segundo ele, o tráfego de veículos só voltou à circulação, ainda que parcialmente, devido a uma força conjunta dos fazendeiros da vicinal. O que evidencia o total descaso das autoridades locais e causa revolta nos moradores.
“Se não fosse a fazenda São Mateus, que pegou as máquinas dele lá e fez uma ponte para arrumar as estradas, estaria caótico. Nós estamos abandonados lá. A prefeitura não tem interesse nenhum, me parece, em fazer nada pela vicinal 6”, exclamou o denunciante.
Prejuízo para produtores
O fazendeiro conta ainda que, na região existem diversos produtores da agricultura familiar. Com o péssimo estado de conservação da vicinal 6, a produção é prejudicada e impacta diretamente na renda de dezenas de famílias das vilas em torno da estrada.
“A vicinal 6 hoje que tem um dos maiores escoamentos de banana e de gado. É uma vicinal que tem muitos moradores, muito produtor de banana, muito pecuarista e outros produtores também, de médio, pequeno e grande porte. A gente já está a bastante tempo abandonado pelo setor público lá, entendeu? É a ponte caindo, buraco, cratera, e a gente tem que se unir toda vez que cai uma ponte, toda vez tem que fazer alguma coisa nas vicinais, tem que ser nós, nós temos zero ajuda pública”, desabafou o fazendeiro.
Providências
Quando perguntado sobre providências da Prefeitura ou órgão competentes, o fazendeiro explica que o problema persiste desde o mandato do ex-prefeito Jairo Ribeiro, e que o mesmo negligenciou o caos na estrada em represália aos poucos votos recebidos na região de Campos Novos Ajanari.
“A gente chegou a reunir com ex-prefeito, fizemos pressão na época com esse pessoal lá e ele chegou a falar que não tinha interesse lá, porque lá tinha poucos votos. Então, como ele não tinha, interesse a vicinal 6 ficava para a última opção porque tinha poucos votos”, disse.
Essa não é a primeira vez em que a prefeitura de Iracema se envolve em anormalidades envolvendo manutenção de vicinais. Em dezembro de 2024, o Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) investigou possíveis irregularidades em convênios firmados para recuperação de vicinais no município.
O motivo da investigação, se tratava de um ofício enviado pela Câmara Municipal de Iracema, denunciando o ex-prefeito Jairo Ribeiro se recusando a enviar cópia dos processos que tratam da recuperação das vicinais 4, 5, 6, 7, 8, 07, 10 e outras. O pedido de investigação incluía a relação completa dos servidores temporários, permanentes assim como efetivos, além de comissionados do município.
Citada
O Roraima em Tempo entrou em contato com a prefeitura municipal de Iracema e solicitou posicionamento sobre o caso. Entretanto, até o momento, aguarda a resposta.
Fonte: Da Redação