
Uma falha na interligação de energia elétrica entre Brasil e Venezuela, ocasionou um apagão em Roraima na noite desta sexta-feira, 23. Moradores da capital Boa Vista e do interior do estado ficaram aproximadamente três horas na total escuridão. Entretanto, em municípios vizinhos, há relatos de até cinco horas sem energia elétrica.
De acordo com a Roraima Energia, a perturbação no sistema elétrico provocou o desligamento das usinas termelétricas responsáveis pelo suprimento de energia em Roraima. Desde então, o processo de religamento aconteceu por meio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que finalizou o processo de religação por volta das 2h50 da madrugada deste sábado, 24.
Além disso, a falta de energia trouxe outros transtornos, como por exemplo a falta de internet. Em determinados pontos da cidade, além da fibra óptica, sinas de telefonia como por exemplo o 4G e 5G, também estiveram indisponível durante esse período.
Energia elétrica de qualidade
Contemplada pelo programa “Luz para todos”, Roraima aguarda pela conclusão do Linhão Manaus-Boa Vista, que conta com 80% das obras completas. Logo, tem previsão de ficar pronto até o fim de 2025, marcando a integração do estado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e se desmembrar de vez da rede elétrica venezuelana, que fornece energia à Roraima há mais de 18 anos.
Além disso, o investimento total é de R$ 2,6 bilhões. Ao todo, as linhas terão 725 km de extensão, cruzando territórios indígenas e ligando o estado do Amazonas a Roraima.
Fonte: Da Redação