Número 5 do mundo encara Magda Linette por vaga na final; Elena Rybakina e Victoria Azarenka se enfrentam na outra semifinal
As semifinais da chave de simples feminina do Australian Open estão totalmente definidas.
Aryna Sabalenka, número 5 do mundo, derrotou Donna Vekic por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/2. Com a vitória, a tenista de Belarus conquista a última vaga disponível na semifinal.
A jogadora de 24 anos enfrenta a surpresa Magada Linette, que eliminou Karolina Pliskova e Carolina Garcia, em busca de sua primeira final de Grand Slam da carreira.
O 1º set do duelo foi muito disputado e ‘esquisito’. As duas tenistas estavam muito irregulares. Sabalenka cometeu 20 erros não forçados na 1ª parcial, enquanto Vekic cometeu 24 e venceu por 6 a 3.
No entanto, a nº 5 da WTA se soltou e dominou a 2ª parcial. 6 a 2 para a belarussa, que iguala o desempenho do último US Open e chega pela 1ª vez à semi do Aberto da Austrália.
Aryna é a cabeça de chave mais bem raqueada que ainda segue viva na busca pelo título.
Na outra semifinal, um duelo mais equilibrado.
Elena Rybakina, que eliminou Iga Swiatek, enfrenta Victoria Azarenka. A tenista russa naturalizada cazaque é atual nº 25 do ranking, enquanto a tenista de Belarus ocupa o 24º lugar, mas já esteve no ‘topo do mundo’, em 2012.
A tenista de 23 anos, atual campeã de Wimbledon, busca sua 2ª final de Grand Slam da carreira, enquanto a ex-número 1 do mundo, que já venceu duas vezes o Australian Open, tenta se classificar para a 6ª decisão de major. A última vez que Vika chegou até a final foi no US Open de 2020.