Pontapé, declaração de desafeto e alerta para proteção: o passo a passo que gerou clima de ódio a Vini Jr. em Mallorca x Real

A perseguição a Vinicius Jr. tem se tornado algo frequente na Espanha. Na derrota por 1 a 0 para o Mallorca no último domingo (5) não foi diferente. Dentro de campo, o brasileiro do Real Madrid foi alvo de provocações e entradas duras. Fora dele, foi vítima de racismo.

E a semana que antecedeu o confronto se mostrou tensa desde seu início, servindo como um prenúncio do que aconteceria no Estádio Son Moix. E o ESPN.com.br traz com detalhes a cronologia da situação.

Alvo contra o Valladolid e decisão de comissão contra a violência

No dia 30 de janeiro, uma decisão positiva contra a impunidade foi tomada na Espanha. A Comissão Estatal contra a Violência, o Racimos, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha sugeriu que os fãs do Valladolid que xingaram o atacante brasileiro do Real Madrid no dia 30 de dezembro sejam “multados em 4 mil euros (R$ 22,2 mil) e proibidos de acessar a recintos esportivos por um período de um ano”.

A Comissão também analisou outro caso envolvendo o brasileiro, em que um boneco foi pendurado pelo pescoço numa ponte da capital espanhola, simulando o enforcamento do atleta. O ataque está associado a torcedores do Atlético de Madrid, mas ainda nenhuma recomendação de punição foi divulgada.

Ataque de desafeto

Um dia depois da decisão, Vinicius Jr. voltou a ser alvo na mídia. Antonio Raíllo, na quarta-feira (1), zagueiro do Mallorca que viria provocar o atacante na partida, declarou que o brasileiro não é ‘exemplo para seus filhos’.

“Me refiro ao que disse da última vez, não vou falar muito mais sobre isso. Se amanhã tiver de colocar um jogador como exemplo aos meus filhos, talvez colocasse Modric ou Benzema, mas nunca o poria”, disparou o zagueiro em entrevista à DAZN.

Agressão na penúltima rodada

Na última quinta-feira (2), Vinicius Jr. foi o protagonista da vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Valencia ao anotar um gol. No entanto, o camisa 20 acabou sendo agredido em campo.

Na segunda etapa, o atacante partiu para cima do compatriota Gabriel Paulista. O defensor do Valencia perdeu a cabeça e deu um pontapé no brasileiro, que voou longe.

Após ser agredido, Vinicius Jr. não gostou da postura do rival e foi para cima de Gabriel Paulista. Uma confusão se iniciou.

Depois do confronto, Foulquier, lateral-esquerdo do Valencia, afirmou que o atacante é ‘provocador’ e precisa estar preparado para os rivais.

“Não aconteceu nada de especial. Vinicius Jr. é um jogador que gosta de provocar. Então, se gosta de provocar, também tem que aceitar a provocação do jogador adversário”, afirmou.

“São faltas do futebol, mais nada. O árbitro decidiu que era para cartão vermelho, eu penso que não, mas é futebol, não aconteceu nada de especial”, completou o lateral.

play

0:24

Jogador do Valencia diz que Vinicius Jr. ‘gosta de provocar’ e minimiza entrada de Gabriel Paulista: ‘Não aconteceu nada de especial’

Lateral falou sobre a jogada que gerou cartão vermelho para o zagueiro do Valencia

Alertas de Ancelotti e Courtois

Por conta das entradas duras dos adversários, Vinicius Jr. foi motivo de alerta feito por Carlo Ancelotti e Courtois.

Logo depois da vitória sobre o Valencia, o goleiro belga alertou para as pancadas sofridas pelo arisco atacante e pediu que haja proteção.

“Tem que proteger um pouco o Vinícius. Ele é muito expressivo em campo e os zagueiros não gostam dele, mas é uma coisa boa ao futebol. Dão muitas pancadas nele e hoje estou feliz porque um árbitro teve a coragem de expulsar.”

O técnico Carlo Ancelotti também desabafou. O italiano abordou a perseguição também fora de campo, com as declarações preconceituosas que o atacante tem sofrido, afirmou que Vini é exemplo para seus netos e também pediu proteção ao brasileiro.

“Pra mim Vini é um grande jogador. Meus netos são todos fãs dele. Os jovens gostam desse tipo de jogador, que tem tanta qualidade, que é espetacular com a bola. Meus netos todos têm a camisa do Vinicius, só querem essa”, disse o comandante do Real.”

“Não sei, de verdade, não sei (para o clima pesado nos jogos). Não sei o que acontece. Já disse que Vinicius Jr. é um jogador que precisa ser protegido o máximo possível. Mas, mais do que focar em Vinicius, precisamos focar no jogo e nos rivais primeiramente.”

Perseguição contra o Mallorca e novo alvo de racismo

O clima tenso, os pedidos de proteção e os holofotes virados para Vinicius Jr. antes da partida contra o Mallorca foram confirmados quando a bola rolou. A cada passe que recebia, o brasileiro era alvo de vaias da torcida rival. As provocações também se fizeram presentes.

Antonio Raíllo, antigo desafeto, mostrou o escudo do Mallorca na camisa e tentou fazer com que o atacante beijasse o símbolo da equipe espanhola.

Já nesta segunda-feira (6), LaLiga emitiu um comunicado condenando mais um episódio de racismo tendo Vinicius Jr. como vítima. A Federação colocou todos os meios de comunicação disponíveis para encontrar os responsáveis pelos atos e puni-los.

Clima de ódio no Estádio Son Moix

Gustavo Hofman, correspondente dos canais ESPN na Espanha, esteve presente no Estádio Son Moix e presenciou todo o ódio destilado pelos torcedores do Mallorca ao brasileiro. Com um ambiente pesado e tenso, o repórter revelou que jamais havia presenciado um clima parecido em um campo de futebol.

“Não era um ambiente normal de futebol, era algo pesado, triste. Havia ódio, muito ódio. Um ódio inexplicável contra um jogador que em momento algum, por exemplo, rebateu as provocações de Raíllo nos últimos dias. “Ele é provocador”, dizem todos que defendem esse tratamento. Provocador por driblar? Por dançar após marcar gols? Por não aceitar calado tantas ofensas e violência gratuita? Ou porque ele denuncia o racismo existente no futebol? Sim, ele vai reclamar com a arbitragem e peitar os adversários também”, escreveu Hofman em seu blog no ESPN.com.br.

Onde assistir Real Madrid x Elche?

Depois da disputa do Mundial de Clubes, o Real Madrid recebe o Elche, no dia 15 de fevereiro, às 17h (de Brasília), pela 21ª rodada de LaLiga. A partida terá transmissão pela ESPN no Star+.