Bastidores: como Vinicius Jr. enfrenta racismo e se prepara para reencontrar Atlético com o Real Madrid após ameaças

Vinicius Jr. vai reencontrar o Atlético de Madrid neste sábado (25), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ às 14h30 (de Brasília), semanas depois de ter sido alvo de manifestações de ódio antes do clássico pela Copa do Rei. Um boneco negro, com a camisa do Real Madrid com o nome do brasileiro, foi pendurado enforcado em uma ponte na ocasião.

Não foi a primeira vez, aliás, que Vinicius foi alvo de mensagens de cunho racista por parte de torcedores do Atlético, que já o chamaram de macaco antes de duelo de LaLiga em 2022, por exemplo. Uma perseguição que tem crescido desde que o brasileiro passou a se manifestar publicamente contra o racismo, na percepção de seu estafe.

A ESPN ouviu pessoas próximas ao atacante ex-Flamengo para entender como ele tem encarado os recentes ataques e se há alguma preparação diferente para enfrentar especificamente o Atlético. Como o duelo deste final de semana acontecerá no Santiago Bernabéu, casa merengue, a expectativa é de um clima diferente para Vinicius.

Não houve um contato formal de LaLiga com o estafe de Vinicius para tratar do clássico. A percepção nos bastidores é de que o jogador não terá problemas dentro do estádio, mas há temor de novos ataques fora de campo, como no episódio do boneco pendurado em Valdebebas, região na qual se localiza o centro de treinamento do Real.

LaLiga até tem se movimentado para tentar coibir e identificar racistas nas arquibancadas, com observadores enviados aos estádios de jogos do Real Madrid e também com monitoramento em tempo real nas redes sociais para encontrar perfis com mensagens de ódio.

Vinicius e seu estafe, porém, aguardam punições pesadas a todos os envolvidos, como já aconteceu mais recentemente depois de o brasileiro ter sido alvo de racismo em jogo contra o Mallorca. A Polícia Nacional da Espanha localizou e identificou o torcedor, que era sócio de sua equipe, e foi multado e está proibido de ir a estádios por seis meses.

Vinicius não quer ser visto como vítima

A percepção de que o ódio contra Vinicius Jr. cresceu desde que ele passou se posicionar mais veementemente contra o racismo tem como base um acompanhamento de seu estafe: desde uma manifestação nas redes sociais do brasileiro, foram cinco episódios em poucos meses, enquanto, antes disso, os casos foram bem mais pontuais.

A resposta que Vinicius espera, porém, é a das punições – e não apenas manifestações de apoio através de comunicados, vistos como pouco efetivos. O jogador não quer ser visto como vítima do racismo, mas sim como um algoz de racistas.

Ainda segundo apurou a reportagem, os ataques não motivaram Vinicius a procurar cuidado psicológico. Ele tem o apoio de seu estafe, amigos e familiares e tem se focado na carreira – inclusive, há o reconhecimento de que a pontos que podem ser melhorados em seu comportamento, mas nada, claro, que tenha a ver com os episódios de racismo.

’Cinco minutos de fama’

O protagonismo conquistado pelo jovem dentro de campo também o tornou um alvo de certos jogadores de equipes menores, na avaliação das pessoas que trabalham com Vinicius. Como as provocações repercutem nos jornais da Espanha, muitos têm aproveitado os “cinco minutos de fama”, nas palavras de uma fonte ouvida pela ESPN.

Em contrapartida, porém, outros atletas também já passaram a se manifestar em defesa de Vinicius Jr., como foi o caso de Álvaro Morata, atacante que estará do outro lado do clássico com a camisa do Atlético, em entrevista nesta semana à ESPN.

Fora da Espanha, Vinicius Jr. também não tem sido alvo de ódio similar, como nas viagens recentes para jogos fora de casa na Champions League ou mesmo no Mundial de Clubes, no Marrocos.

Mensagens de apoio do governo brasileiro

Na última semana, a ESPN entrevistou Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, que falou abertamente sobre as ações de sua pasta e do governo brasileiro como um todo para apoiar Vinicius Jr. na Espanha, além de reuniões com representantes do país europeu a respeito do tema.

A reportagem apurou ainda que o estafe de Vinicius Jr. recebeu mensagens de apoio da assessoria do ministério e tem buscado uma intensificação nas conversas com a pasta para que sejam realizadas ações representativas em causas antirracistas e contra os insultos em jogos.

Onde assistir a Real Madrid x Atlético de Madrid?

Real Madrid e Atlético de Madrid se enfrentam neste sábado (25), às 14h30, com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.