Na decisão do Paulista, Água Santa tentará o que só 4 times fizeram: parar o Palmeiras de Abel em finais

O Água Santa carimbou a vaga na decisão do Campeonato Paulista, onde jamais pisou na história, ao vencer mais uma decisão por pênaltis. E, agora, terá o desafio de fazer o que poucos conseguiram nos últimos tempos.

Afinal, do outro lado está “somente” o Palmeiras de Abel Ferreira, que acaba de chegar à 11ª final desde que assumiu o Verdão e que não costuma deixar os troféus escaparem: só quatro times sabem o que é bater o Alviverde em uma decisão direta de título.

Dois deles são brasileiros: Flamengo e São Paulo. O time carioca, à época dirigido por Rogério Ceni, bateu o Palmeiras de Abel nos pênaltis na Supercopa do Brasil em 2021, em Brasília. Meses depois, o São Paulo de Hernán Crespo superou o arquirrival na final do Paulistão.

Entre as duas decisões, houve outra, a da CONMEBOL Recopa, em que o Palmeiras acabou vencido pelo Defensa y Justicia. O time argentino, comandado por Sebastián Beccacece, também precisou dos pênaltis para ser campeão e deixar o vice para o time alviverde.

O último a vencer o time de Abel em uma final foi o Chelsea. Em fevereiro de 2022, os Blues precisaram até a prorrogação, e um gol de pênalti de Kai Havertz, para derrotar o Palmeiras por 2 a 1 e conquistar o Mundial de Clubes pela primeira vez.

Se esses quatro tiveram sucesso, os demais caíram para o Palmeiras em final. Incluindo Flamengo (CONMEBOL Libertadores de 2021 e Supercopa de 2023) e São Paulo (Paulista de 2022), entre os poucos que ganharam. A eles juntam-se Santos (Libertadores de 2020), Grêmio (Copa do Brasil de 2020) e Athletico-PR (Recopa 2022).

As duas partidas finais do Paulista acontecerão nos dias 2 e 9 de abril, provavelmente às 16h (de Brasília), desde que não haja alguma mudança na programação da Federação Paulista de Futebol (FPF).