Kane faz gol histórico, e Inglaterra vence ‘revanche’ contra a Itália na estreia das eliminatórias da Euro

Na ”revanche” da última final da Eurocopa, a Inglaterra venceu a Itália por 2 a 1, nesta quinta-feira (23), no Estádio Diego Armando Maradona, no jogo de estreia nas eliminatórias para a próxima edição do torneio.

Harry Kane balançou as redes e se isolou como maior artilheiro da seleção inglesa. Rice também marcou para o time de Gareth Southgate, e Retegui descontou para a Azurra.

Depois de ficar fora de uma Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva, a Itália, atual campeã da Euro ao bater justamente a Inglaterra nos pênaltis naquela final, tropeçou na estreia das eliminatórias.

No 1º tempo, os comandados de Roberto Mancini sequer ameaçaram. O English Team, por sua vez, nem precisou imprimir um ritmo tão intenso para ir para o vestiário vencendo por 2 a 0.

Logo aos 12 minutos, Declan Rice abriu o placar para a Inglaterra. Depois, aos 43, o lateral Di Lorenzo tocou com o braço na bola e, após revisão do VAR, o juiz marcou pênalti. Harry Kane cobrou com perfeição e se isolou como maior artilheiro de sua seleção, com 54 gols, ultrapassando Wayne Rooney.

Só que logo na volta para o 2º tempo, o time comandado por Roberto Mancini descontou com Retegui, aos 10. O gol assustou os ingleses e colocou a equipe italiana de volta no jogo. A Azurra trocou passes e ditou o ritmo da partida, mas teve dificuldade para concluir.

Na reta final, a Inglaterra ainda ficou com um a menos. Aos 34, Shaw recebeu o segundo amarelo por uma falta no meio do campo e acabou expulso. Com isso, os italianos pressionaram ainda mais até o fim, mas a equipe de Southgate se fechou para vencer a ”revanche” contra os atuais campeões da Euro.

Além de somar os primeiros três pontos, a Inglaterra encerrou um jejum que já durava 46 anos sem vencer os italianos em jogos oficiais.

Classificação das eliminatórias

  • Inglaterra é líder do grupo C, com os primeiros 3 pontos

  • Itália é lanterna do grupo C, sem pontuar

Vale lembrar que os dois primeiros de cada grupo se classificam diretamente. As outras três vagas serão decididas em um playoff com 12 times selecionados com base na classificação da Uefa Nations League 2022-23.

Próximos jogos da Itália

Próximos jogos da Inglaterra

  • Ucrânia (C) – 26/03, 13h (de Brasília)

  • Malta (F) – 16/06, 15h45 (de Brasília)