Maio Amarelo – Smtran levará ações de educação para o Trânsito a bares e balneários neste fim de semana

Apesar das estatísticas mostrarem que nos últimos dois anos houve uma redução significativa no número de acidente de trânsito em Boa Vista, a mistura fatal de “álcool e direção’” ainda é preocupante em Boa Vista. Por isso, as equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) vão orientar os motoristas que frequentam bares e balneários da capital, neste final de semana.

A ideia é sensibilizar os motoristas sobre os riscos de dirigir alcoolizado. As ações fazem parte da programação da campanha Maio Amarelo “No trânsito, o sentido é a vida”.  Com o subtema “Álcool zero, eu colaboro”, os condutores vão conhecer as dicas de segurança, as quais podem contribuir ainda mais para a redução no número de acidentes de trânsito causados por este tipo de imprudência.

“O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito ocasionado pela mistura do álcool e direção. Por isso, vamospromover essa discussão sobre os cuidados em diversos bares e balneários da cidade”, disse o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), Ney Brito.    

As orientações nas ruas e avenidas de Boa Vista ainda continuam através de blitzen educativas desenvolvida pelos agentes da Smtran e os jovens do Projeto Crescer. Com isso, os motoristas conhecem as nove dicas de segurança no trânsito que marcam a campanha Maio Amarelo deste ano.

Confira as 9 dicas de segurança no trânsito

 Todos ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;

  1. Crianças de até 7 anos e meio devem usar bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação;
  2. Respeitar a faixa de pedestre;
  3. Se beber,não dirigir;
  4. Usar e respeitar as ciclovias;
  5. Reduzir a velocidade em frente àsescolas ou lugares de grande concentração de pedestres;
  6. Motociclistas devemsempre usar equipamentos de proteção (capacete);
  7. Respeitar as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência;
  8. Não usar celular enquanto se dirige.