STF abre inquérito contra Pazuello por crise no Amazonas

Fala do ministro é o oposto de declarações feitas por autoridades municipais e estaduais e dados de internações no país (Foto: Agência Brasil)

O ministro do STF Ricardo Lewandowski acaba de autorizar a abertura de inquérito sobre Eduardo Pazuello. O pedido de investigação foi feito no sábado por Augusto Aras, para apurar se o ministro da Saúde pode ser responsabilizado criminalmente pelo colapso no sistema de saúde de Manaus.

Foi fixado prazo de 60 dias para a conclusão da investigação. Lewandowski também autorizou que a Polícia Federal tome o depoimento de Pazuello cinco dias após sua intimação. Ele poderá combinar local, dia e hora do interrogatório.

“Atendidos os pressupostos constitucionais, legais e regimentais, determino o encaminhamento destes autos à Polícia Federal para a instauração de inquérito”, escreveu Lewandowski.

A investigação foi pedida à PGR pelo Cidadania, que apontou omissão do ministro no caso.

Com base em documentos do próprio Ministério da Saúde, o partido disse que Pazuello sabia, com ao menos 10 dias de antecedência, que a rede hospitalar no Amazonas poderia entrar em colapso, com aumento expressivo de casos da Covid-19 desde dezembro.

Aras só resolveu pedir a investigação após pressão interna no Ministério Público Federal. Inicialmente, a PGR divulgou nota afirmando que caberia ao Legislativo responsabilizar Jair Bolsonaro pela condução do combate à pandemia.

Após cobranças dos colegas, pediu o inquérito sobre Pazuello no sábado, mas poupou Bolsonaro. Citou, no pedido, a recomendação e a distribuição, pelo ministério, de hidroxicloroquina, para o tratamento precoce da Covid-19 na população de Manaus.

Informações: Blog do Perônico