Governo encaminha pacientes do Cosme Silva a UBS’s de Boa Vista sem concluir atendimentos

O principal motivo das 8 UBS’s que atendem pacientes respiratórios e suspeitos de Covid-19 em Boa Vista estarem super lotadas é porque o Governo do Estado não conclui o atendimento aos pacientes que procuram o Cosme e Silva. Neste sábado, várias pessoas que aguardavam atendimento no Cosme e Silva foram encaminhados para UBS’s, sem ao menos realizar o teste rápido ou outros exames.

Só na UBS do São Vicente, 11 pessoas chegaram com encaminhamentos do Cosme e Silva. “A gente fica se deslocando de um lugar pra outro com sintomas da Covid-19 porque o Cosme e Silva se nega a fazer os testes e nos receitar medicamento e isolamento. Somos obrigados a esperar por várias horas para falar com o médico pra ele nos encaminhar para outra fila, em outro lugar”, denunciou uma paciente que preferiu não se identificar.

Essa ‘manobra política’, coordenada pelo Governo do Estado, além de prejudicar a população que está doente, aumenta a pressão sobre os médicos que trabalham nas unidades básicas de saúde da prefeitura. De acordo com outro denunciante que não quis se identificar, ele aguardou mais de três horas para ser atendimento no Cosme e Silva só para o médico o encaminhar a uma UBS’s.

“O médico quase nem olhou para o meu rosto, só pegou meus dados e preencheu o papel de encaminhamento para eu buscar uma UBS, sendo que eu esperei por mais de três horas, com sintomas, para ser atendido. Eles não quiseram fazer nenhum exame, nem o teste rápido e nem me passaram uma receita para amenizar a dor de cabeça e de garganta que estava sentindo”, reclamou.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, nos primeiros 20 dias de janeiro deste ano as UBS’s realizaram mais de 40 mil atendimentos, sendo 30 mil só nas oito unidades que atendem pacientes com Covid-19. Mais de 150 profissionais de saúde do município estão afastados com sintomas da doença, diminuindo a capacidade de atendimento das unidades da capital, que atendem pacientes de todos os municípios do Estado.