Falso dentista é preso em RR por fazer manutenção de aparelho ortodôntico até com alicate de obras

Um homem, de 33 anos, foi preso nesta quarta-feira (4) por exercer ilegalmente a atividade de dentista e prestar serviços de regulagem de aparelhos ortodônticos, em Boa Vista. Ele atuava em uma sala no Centro da capital e usava até alicate de obra nos atendimentos.

O falso dentista, identificado como José Luis Aguirre Machado, foi preso em flagrante pela Polícia Civil. Ele foi localizado no local onde atendia os pacientes. O suspeito, que é venezuelano, foi ouvido na delegacia e liberado para responder o crime liberdade.

Além dos equipamentos de uso restrito de dentistas, a Civil disse que o suspeito usava nos atendimentos alicates para unhas, tesouras comuns e até um equipamento chamado turquesa, geralmente usado em obras, inadequado aos protocolos ortodônticos.

A denúncia de exercício ilegal da profissão foi feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). O Conselho também solicitou apoio da polícia fazer inspeção no local.

“Durante os trabalhos, foi constatado que não havia condições sanitárias na sala de atendimento, colocando em risco a saúde dos usuários”, afirmou a Polícia Civil.

Foram apreendidos acessórios como ligas e fios de aparelhos de uso odontológicos, que estavam acondicionados em uma embalagem de plástico, além de medicamentos para esse fim.

De acordo com a Polícia Civil, a cadeira usada para o atendimento odontológico era inapropriada para o atendimento.