Telmário Mota chama general do Exército de “frouxo”

Parlamentar pede que general o enfrente e não mande terceiros - Agência Senado
Parlamentar pede que general o enfrente e não mande terceiros – Agência Senado

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o senador Telmário Mota (Pros) fazendo ofensas ao responsável pela Operação Acolhida, do Exército Brasileiro. Sem citar nomes, ele usa palavras de baixo calão e critica os trabalhos feitos pelo militar no acolhimento aos imigrantes venezuelanos. O general Eduardo Pazuello coordena as ações.

“Diga para o seu general que ele é um general de merda. Foi para aí [Roraima] resolver essa situação [migração] e não resolveu nada. Ele tá criando o maior caos no estado de Roraima. Roraima está prejudicado com essa Acolhida dele”, declarou.

O parlamentar segue dizendo que durante visitas ministeriais ao Estado, a Operação “esconde os venezuelanos” e que “ninguém acha em lugar nenhum”. Telmário chega a afirmar que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, ligou para ele e disse que não viu imigrante nas ruas.

O senador cita que o general não deveria mandar pessoas ofenderem a esposa dele e, sim, que o militar o ofendesse e o enfrentasse pessoalmente. Ele completou chamando o coordenador da Acolhida de “frouxo” e “covarde”.

As declarações do senador ocorrem depois de a Operação Acolhida ser criticada por um parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). No Plenário, houve manifestação contrária ao deputado por parte de uma jornalista, o que teria motivado o vídeo de Telmário Mota. O senador é amigo do parlamentar.

Assista:

RELAÇÃO

Telmário Mota, quando candidato ao governo no ano passado, disse que a questão da entrada de venezuelanos era culpa da Prefeitura de Boa Vista e do Governo Federal. Durante a campanha, o parlamentar defendeu o fechamento da fronteira e disparou que, caso a União não mandasse polícia ao marco BV-8, para impedir a entrada dos estrangeiros, ele mesmo faria.

“Ou o novo presidente fecha a fronteira e dá condições para estado de Roraima, ou eu vou botar minha polícia e vou fechar e vou criar uma situação institucional entre o estado de Roraima e a nação brasileira”, discursou em vídeo compartilhado durante o período eleitoral. Ele perdeu a eleição. Ficou em quarto lugar com 9,4 mil votos, ou 3,5% dos votos válidos.

CITADOS

A Assessoria de Comunicação da Operação Acolhida ainda não se pronunciou a respeito do assunto.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foi questionado se a ligação entre o parlamentar e a ministra Damares ocorreu, mas ainda não se manifestou.

Informações: Roraima em Tempo