Boa Vista é a primeira cidade do Brasil a garantir 7 meses de licença maternidade para servidoras municipais

A partir de janeiro de 2020, Boa Vista, a capital da primeira infância, passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer licença maternidade de sete meses (210 dias) para servidoras municipais.

A intenção é proporcionar o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filhos nos primeiros meses de vida e garantir um desenvolvimento mais saudável para as crianças, transformando-as em adultos mais equilibrados e, consequentemente, uma sociedade melhor.

“A fase mais importante do ser humano é a primeira infância e você estimular esse vínculo com um mês a mais faz toda a diferença para a mãe e as crianças. Somos a capital da primeira infância e essa é mais uma ação do plano de governo para transformar Boa Vista em uma cidade cada vez melhor, com gerações futuras mais equilibradas, mais desenvolvidas”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Para se ter uma ideia, dentre as capitais do país, as prefeituras de João Pessoa, Teresina, Porto Alegre e Florianópolis dão apenas quatro meses de licença. Já outras 22 capitais disponibilizam para as gestantes 180 dias. O maior período de licença, a partir de janeiro de 2020, passa a ser de Boa Vista.

Hoje, a Prefeitura de Boa Vista tem 7.069 servidoras municipais e cerca de 100 delas estão grávidas e já serão beneficiadas com 7 meses de licença. A servidora da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai), Aline Madeira, grávida de 8 meses, destacou que a lei chegou no momento certo.

“Tenho muita gratidão pela prefeita Teresa por ter criado e sancionado esta lei. Agora vamos ficar mais tempo com nossos filhos. Estou muito feliz! Sem dúvidas vai nos beneficiar muito e principalmente meu bebê que nascerá em breve”, disse.

Entre os principais benefícios para mãe e filho estão: Amamentação exclusiva até os 6 meses e introdução alimentar no 7° mês; o fortalecimento do vínculo emocional da criança e da mãe, além do maior desenvolvimento afetivo, cognitivo e de aprendizagem.