O Procon Boa Vista será o primeiro órgão de defesa do consumidor da Região Norte a receber e implantar o novo sistema informatizado de atendimento ao consumidor. A nova ferramenta: ProConsumidor, desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), passará a registrar as reclamações da população em substituição ao Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec).

De 27 a 31 deste mês, técnicos da Secretaria Nacional do Consumidor serão recebidos pelo Procon municipal para ministrar capacitação para conhecimento e manuseio da nova ferramenta. O curso se inicia na segunda-feira, 27, às 14h, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), avenida Glaycon Paiva – Mecejana.

O objetivo do curso é treinar técnicos dos órgãos de proteção e defesa do consumidor para utilização da nova plataforma de atendimento, por meio de práticas de navegação em todos os módulos de atendimento.

O curso contará com a participação dos técnicos da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista (Procon Boa Vista) e convidados. Os módulos serão ministrados por meio da equipe técnica da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Senacon.

A secretária executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, reforça que ao promover a capacitação técnica dos agentes e técnicos de órgãos de defesa do consumidor, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor contribui para a melhoria do atendimento ao cidadão, que é o beneficiário e foco principal das atuações dos órgãos de defesa do consumidor.

“A capacitação dos técnicos do Procon Boa Vista irá aprimorar a qualidade da assistência aos consumidores, por meio de um atendimento ainda mais eficiente, para todo aquele consumidor que buscar os seus direitos”, comentou Sabrina Tricot.

O curso abordará, inicialmente, as razões da descontinuidade do Sindec e a contextualização da criação do novo sistema de atendimento destinado aos órgãos públicos, o ProConsumidor, os tipos de consulta, preenchimento do cadastro de reclamação e as tratativas para atendimento e gerenciamento das audiências.

O treinamento auxiliará na identificação do tipo de atendimento ao consumidor e trará conceitos técnicos, normativos e regulatórios de setores relevantes, como energia elétrica e telecomunicações. Um dos módulos discutirá a história do setor da energia elétrica de Roraima e trará informações sobre características dos serviços de energia elétrica, geração, transmissão e distribuição.

Ainda serão abordadas noções sobre Direitos do Consumidor, por meio de casos concretos registrados nos Procons, e assuntos como a regulação do setor de telecomunicações e discussões sobre as demandas dos consumidores.