Prefeita Teresa inaugura escola no Senador Hélio Campos

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, inaugurou nesta sexta-feira, 11, a 38ª unidade de ensino desde 2013, desta vez no bairro Senador Hélio Campos. A Escola Municipal Pedro Ferreira Monteiro está localizada na avenida Major Ecildon Pinto e tem capacidade para atender 360 crianças do maternal à pré-escola.

Esta é a 18ª unidade de ensino entregue na atual gestão (2017/2020). A escola possui uma estrutura moderna com quatro blocos: administrativo, pedagógico, de serviços e o pátio. São oito salas de aula, sala multiúso, salas administrativas, cozinha e refeitório amplo, pátio coberto para recreações, banheiros infantis e adultos, rampas com acessibilidade e piso tátil.

“É uma região que realmente precisa desse reforço. O bairro Senador Hélio Campos é muito denso. Estamos concluindo o mandado com mais uma obra importante que visa atender as crianças da primeira infância e ampliar a educação do nosso município”, disse.

A servidora pública Carmina Matias, 40, mora há 16 anos no bairro e disse que nunca viu uma gestão investir tanto na região como a da prefeita Teresa Surita. “É gratificante receber mais uma escola. Pra mim, como moradora do bairro há 16 anos, é um privilégio receber mais uma escola, pois aqui já temos 6 unidades municipais como esta.”, disse.

Hoje, o município conta com 124 unidades de ensino, entre urbanas, rurais e indígenas, atendendo a mais de 43 mil alunos na rede pública. Foram oito anos que resultaram na construção e modernização de 90 escolas em Boa Vista: 38 construídas do zero e outras 52 reformadas ou reconstruídas.

As novas escolas trouxeram modernidade e um maior acesso das crianças a um ensino de qualidade. Com planejamento e muito trabalho, a prefeitura conseguiu suprir a demanda dos últimos anos. Para se ter uma ideia, o ano de 2012 findou com 27,4 mil alunosmatriculados, este ano já ultrapassou os43 mil, um aumento de quase 60%.

Gestão 2017/2020: Em quatro anos, a prefeitura inaugurou 18 escolas municipais, três a mais do que estava previsto no Plano de Governo, criando 7 mil vagas em Boa Vista. Em breve uma nova escola deve ser inaugurada no bairro Jóquei Clube (Rua Bressia) e a Escola Municipal Vovó Tereza da Silva (comunidade Darora), ganhará um prédio maior e mais moderno.

Homenageado: Pedro Ferreira Monteiro

A nova escola do Senador Hélio Campos recebeu o nome em homenagem a Pedro Ferreira Monteiro, pernambucano que chegou em Roraima em 1982, com seus filhos, netos e sua esposa Jovelina (Dona Mãezinha). Foi membro fundador de duas comunidades católicas em Boa Vista.

Pedro formou uma grande família em Roraima com seus 12 filhos, 27 netos, 31 bisnetos e três tataranetos. Todos hoje são profissionais que contribuem para a sociedade roraimense. Ele faleceu em 18 de maio de 2020, por problemas respiratórios.

A inauguração rendeu emoções a todos que prestigiaram, em especial, à família do senhor Pedro Ferreira Monteiro. A filha Antonia Monteiro agradeceu pelo reconhecimento dado ao pai. 

“É um momento ímpar, não temos como agradecer esse carinho da prefeita pela nossa família. Já somos agraciados com tudo que ela faz por Boa Vista e, agora, eternizar o nome do meu pai. Não temos palavras para expressar tamanha gratidão por esta homenagem”, disse.