Prefeito Arthur Henrique assina contratos para entrega de insumos a agricultores de Boa Vista

O plano garante aos agricultores acesso a uma tecnologia moderna e melhoria no desempenho produtivo nas lavouras

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, assinou nesta sexta-feira, 7, o primeiro contrato de entrega dos insumos do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), aos agricultores familiares de Boa Vista. Neste primeiro semestre, o trabalho será voltado ao plantio de grãos na área rural da capital.

A assinatura ocorreu no Palácio 9 de julho e contou com a presença dos vereadores que formam a Comissão de Agricultura da Câmara Municipal de Boa Vista: Regiane Matos (MDB), Adnan Lima (PMB) e Gildean Gari (PP).

O prefeito Arthur Henrique destacou que o PMDA tem possibilitado o aumento da produção agrícola na capital. “Assinamos hoje o primeiro contrato de um projeto que apoia diretamente o agricultor familiar em Boa Vista. O PMDA beneficia agricultores desde a gestão da ex-prefeita Teresa Surita e, para este ano, conforme nosso plano de governo, é ampliar ainda mais tanto a área de produção, como o número de produtores”, destacou Arthur.

O agricultor Nestor Peres, 47, foi quem assinou o primeiro contrato. Segundo ele, a vida das pessoas da região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, mudou completamente desde a chegada do programa. Hoje eles vivem outra realidade. “Sou beneficiário desde 2018. Comecei com a plantação de frutas cítricas, hoje já estamos na fase da colheita. Agora nossos segundo projeto junto ao PMDA vai ser focado para o plantio de grãos. Estamos na expectativa!”, destacou.

De acordo com o secretário de agricultura e assuntos indígenas, Guilherme Adjuto, tem novidades para o PMDA 2021. “Está previsto o modelo de reinvestimento, que agora será feito através do extrato anual do pagamento dos insumos realizados pelos produtores junto a prefeitura. Dessa maneira, o processo se tornará mais rápido e eficiente, fortalecendo as cooperativas”, explicou.

PMDA – O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), foi criado em 2018 na gestão da Prefeita Teresa Surita e se transformou no carro-chefe do agronegócio em Boa Vista, buscando fomentar o setor.

O plano garante aos agricultores acesso a uma tecnologia moderna e melhoria no desempenho produtivo nas lavouras. Além disso, os beneficiados recebem insumos como calcário, adubos, sementes e insumos biológicos, além de toda a assistência técnica necessária para a correção do solo, entre outros benefícios que contribuem para o crescimento da produção no campo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3212 4170 ou na sede da secretaria, localizada na Avenida Ville Roy com rua Ajuricaba, número 6789, Centro.