Prefeito Arthur entrega equipamentos modernos para professores de Boa Vista

O prefeito Arthur oficializou a entrega nesta segunda-feira, 7, ocasião marcada também por homenagens aos vencedores do Prêmio Meritocracia 2020

O prefeito Arthur Henrique entregou nesta segunda-feira, 7, mais de 4 mil chromebooks aos profissionais da rede municipal de ensino. Ao todo, serão mais de 3 mil equipamentos destinados aos professores e 1.100 para uso nas turmas com os alunos no retorno das aulas presenciais. A ocasião também foi marcada por homenagens com a entrega de placas e bottons aos vencedores do Prêmio Meritocracia 2020.

O chromebook será a mais nova ferramenta tecnológica aliada ao ensino remoto de Boa Vista. São equipamentos similares aos notebooks, porém com ênfase no uso educacional. Além de modernos, possuem grande capacidade de processamento, desempenho, armazenamento em nuvem que economiza espaço. Possuem um sistema intuitivo, que possibilita o uso de ferramentas da plataforma de aplicativos educacionais.

“No nosso plano de governo, nos comprometemos a ampliar o uso da tecnologia na educação e é isso que estamos fazendo. Entregando equipamentos modernos com um sistema operacional do Google, totalmente adaptado para equipamentos portáteis, como é o caso desse notebook. Boa Vista hoje tem a 5ª melhor educação do país. E para poder manter uma educação com essa qualidade é esse tipo de material que temos o compromisso de entregar nas mãos doso professores”, disse o prefeito Arthur Henrique.

O Sistema Operacional Chrome OS possibilita a integração de mídias por meio da suíte de aplicativos Google. Os equipamentos possuem tela touch com rotação 360°, caneta mais fina e precisa e oferece também quatro modos de uso diferentes: tablet, tenda, apresentação e notebook. O aparelho será entregue com todo o planejamento pedagógico e a plataforma Educa Digital. Todos os professores serão capacitados para utilizarem o seu equipamento.

Há dois anos dando aulas na rede municipal, o professor Michel Martins, está encantado com os investimentos da prefeitura na educação. “Hoje pela manhã tivemos o primeiro contato com essa ferramenta tecnológica que vai nos ajudar muito em sala de aula online, que é a nova realidade que estamos enfrentando. Nós professores tivemos que nos reinventar e, com certeza, esse investimento nos professores e na educação vai ajudar muito”, disse.

Desde 2013, a prefeitura vem introduzindo a tecnologia nas escolas como ferramenta de aprendizagem, como tablets, lousas digitais, inserção da Robótica Educacional, do projeto Desbravadores Digitais e a criação do projeto BV-128. Agora na pandemia, o Educa Digital vem oportunizando aos profissionais novas metodologias de ensino por meio dos recursos digitais.  

Prêmio Meritocracia – O evento também foi de homenagens com a entrega de placas e bottons aos vencedores do Prêmio Meritocracia 2020. São 111 profissionais da educação municipal destaques da edição passada, entre eles, professores titulares das creches, pré-escolas e ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, profissionais de Educação Física, Arte educadores, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de Libras, Braile e Língua Materna.

A educadora Marcela Saramela ganhou duas placas, uma pelo desempenho como professora de turma e a outra como arte educadora. “Estou muito feliz em ter essa oportunidade de estar recebendo essa homenagem e também de estar recebendo o chromebook para melhorar o meu trabalho no ensino remoto. Até mesmo quando voltar as aulas presenciais para que eu possa aperfeiçoar meu trabalho enquanto professora”, disse. 

Os vencedores também receberam um prêmio em dinheiro, equivalente ao seu salário mensal. Meritocracia avalia aspectos do desempenho do professor, referente ao ensino-aprendizagem das crianças e a conduta profissional. A lista com os nomes de todos os vencedores está publicada no Diário Oficial 5275.