Nova atração para as famílias, Selvinha Amazônica aumenta movimento nas praças de Boa Vista

Os animais foram posicionados em três praças na capital como parte das diretrizes da política da primeira infância e para que as crianças conheçam as espécies da fauna local (Foto: Igorh Martins/PMBV)

Desde o seu lançamento, no mês passado, a Selvinha Amazônica já se tornou atração em Boa Vista e está fazendo a alegria das famílias, o que tem aumentado bastante a movimentação nas praças da capital, principalmente aos finais de semana.

O projeto está inserido nas diretrizes da política pública da primeira infância, linha prioritária da gestão da prefeita Teresa Surita e tem como objetivo incorporar noções de meio ambiente, biodiversidade na formação escolar e familiar das crianças.

Simulando uma floresta, conta com exemplares de animais característicos da fauna amazônica e podem ser encontrados em três locais de grande circulação de pessoas: o Complexo Ayrton Senna, o Parque Germano Sampaio e a Praça do Mirandinha.

Os animais estão dispostos em tamanho gigante, porém com características infantis, como se fossem filhotes, entre eles o tucano, tracajá, jandaia-sol, papagaio, iguana, onça-pintada, sucuri, jacaré-tinga, tamanduá e iguana.

Além disso, a Selvinha também estimula a ocupação de praças e parques, oferecendo às famílias atrações interativas e com acessibilidade, bem como, dá ênfase ao aspecto social, inclusivo, lúdico e de transformação urbana: memória, identidade e legado.

A prefeita Teresa Surita destacou que a ideia é que haja uma interação com as famílias e consequentemente, o desenvolvimento de atrações turísticas que destaquem a cidade e tragam um diferencial marcante que gere referência de forma agradável.

“Desenvolver informações com o cuidado com o meio ambiente é muito importante nessa faixa etária das crianças. Vamos desenvolver um trabalho dinâmico na Selvinha, para marcar a capital da primeira infância”, frisou.

A auxiliar administrativa Ramyla Santos de Deus comentou que não tem filhos, mas que levou o afilhado de 10 anos e o priminho dele de 2 anos para conhecer a mini Selvinha na praça Ayrton Senna.

“É um incentivo para trazer as crianças para verem algo diferente, pois o primeiro local que pensamos para interação dos pequenos é o shopping. E aqui tem tantos brinquedos. Ficou lindo. Meu afilhado leu as informações sobre quanto tempo os bichinhos vivem”.

A iguana gigante da praça do Mirandinha chamou a atenção da psicóloga Maria Arlete dos Santos Araújo. Ela contou que a influência para conhecer o bichinho posicionado na praça foi da filha de 10 anos.

“Nós temos o hábito de frequentar a praça do Mirandinha, porém à noite. Eu fiquei curiosa também para conhecer a famosa iguana gigante, pois já tinha visto nas redes sociais, não só aqui no Mirandinha, mas também no Airton Sena e no Germano Sampaio. Tem chamado muita atenção das crianças e dos adultos também”, disse.

 Praça Germano Sampaio recebeu dois exemplares que em pouco tempo sofreu vandalismo

 A praça Germano Sampaio foi um dos locais escolhidos para receber dois exemplares de um dos animais da flora roraimense, a onça pintada. No local, um exemplar gigante de uma onça adulta e ao lado, um filhote.

“Mãe e filha” têm atraído a atenção do público que mora nas proximidades da praça e bairros próximos como também de pessoas que moram nos bairros mais centrais da cidade, uma forma de movimentar o turismo de forma positiva em todas as praças da capital.

Mas em pouco tempo, já sofreram vandalismo. Uma das patas da onça menor e um refletor posicionado para a iluminação dos monumentos foram quebrados. A prefeitura pede que a população ajude a cuidar da Selvinha Amazônica, criada para reforçar o cuidado e a atenção da gestão com a Primeira Infância em Boa Vista.

Qualquer informação sobre atos de vandalismo nos animais da Selvinha Amazônica e nas praças de Boa Vista podem ser informados no 156 da Prefeitura ou 153 da Guarda Civil Municipal.