Rompimento de cabo de fibra ótica deixa internet instável

Problema começou às 15h30 dessa quarta-feira e permanece até esta sexta-feira (Foto: Nilzete Franco)
Problema começou às 15h30 dessa quarta-feira e permanece até esta sexta-feira (Foto: Nilzete Franco)

Não é de hoje que os roraimenses enfrentam dificuldades com o serviço de internet aqui no estado. Na tarde da última quarta-feira (09), os usuários foram surpreendidos mais uma vez com a lentidão na conexão.

Segundo Jaime Fernandes, analista de empresa de internet em Boa Vista, a instabilidade do serviço aqui no estado ocorreu devido ao rompimento no cabo de fibra ótica. “A falha foi por conta do rompimento de um cabo na altura do município de Mucajaí”, explicou.

Quando acontece o rompimento da fibra ótica, o transtorno é garantido para os usuários, principalmente para quem depende exclusivamente da internet para realizar suas tarefas, como é o caso do desenvolvedor de sistema, Joel Ozório Oliveira Júnior.

“O meu trabalho com relação à internet vem sendo prejudicado há muito tempo, meus serviços são online e para fazer um serviço que levaria em média 15 minutos com a internet normal, eu levo mais de 4 horas para concluir com a internet lenta. O prejuízo que eu tenho é imensurável”, ressaltou.

OUTRO LADO: A empresa Oi, por meio de nota, informou que o rompimento do cabo de fibra ótica foi ocasionado por obras de terceiros, na reserva indígena Waimiri-Atroari, no Amazonas, provocando a lentidão dos serviços registrada no serviço de banda larga em Roraima.

Segundo a empresa, o serviço teria sido restabelecido na quinta-feira. A companhia ressaltou ainda que um novo rompimento de cabo de fibra ótica ocorreu no dia de hoje (10/10), no início da tarde, afetando também o serviço de banda larga no estado.

A Oi esclareceu que o serviço foi restabelecido, o que não foi confirmado até o fechamento desses matéria. Em contato com vários usuários no início da noite, todos continuaram reclamando de problemas com a conexão.

Informações: Folha de Boa Vista