Limpeza de canais e “bocas de lobo” previne e evita alagamentos em pontos críticos da cidade

Mesmo em períodos sem grandes volumes de chuvas, as equipes da Patrulha da Chuva da Prefeitura de Boa Vista mantem os trabalhos de prevenção e manutenção do sistema de drenagem pluvial na cidade. Em média, a prefeitura conta com três equipes diurnas e uma noturna atuando em vários pontos do sistema de drenagem.

Durante as atividades de rotina, são empregados trabalhos de capina, remoção de entulhos e galhadas e a raspagem de areia, dentro e fora das “bocas de lobo” e canais de escoamento. Dessa forma, são eliminados pontos críticos, diminuindo os transtornos aos moradores durante as chuvas.

Em média, são recolhidos, aproximadamente, quatro mil quilos de resíduos por dia. E cerca de 30 bocas de lobo são desobstruídas diariamente. Para dar conta das demandas, as equipes contam com 30 trabalhadores com apoio de uma equipe de manutenção. São empregados também, caminhões próprios de limpeza.

“A ideia é prevenir os possíveis transtornos trazidos pelo acúmulo de água, caso caia uma chuva forte. Por isso, mantemos equipes percorrendo os principais canais de escoamento, para limpar e evitar a obstrução dos mesmos. Além do trabalho rotineiro, atendemos as demandas dos moradores, enviando equipes para averiguar e resolver o problema” explicou o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fabio Busato.    

Drenagem – A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, mapeou, em 2013 toda a cidade, ocasião em que foram constatados os principais pontos de alagamentos. Desde então, 46 áreas críticas de Boa Vista já receberam intervenção da prefeitura. Mais de 155 km de drenagem foram construídos por toda cidade, facilitando o escoamento da água das chuvas.