Covid- 19 – Operação do fim de semana resultou em 37 estabelecimentos vistoriados e duas festas clandestinas dispersas

A partir desta segunda-feira, 1º, passa a valer também o decreto 021/E com novas regras e restrições para reduzir a curva de contágio da Covid-19

Dando continuidade às ações de prevenção e controle ao novo coronavírus em Boa Vista, as equipes da prefeitura estiveram em diligências pelas ruas da cidade, durante o fim de semana, para coibir atividades irregulares e aglomerações.

Ao todo, foram fiscalizados 37 estabelecimentos na sexta-feira (26) e no sábado (27). Além disso, os agentes fizeram ainda 14 inspeções, 18 orientações, mais 13 dispersões e 7 autuações.

E um desses locais, fiscalizado pela Prefeitura de Boa Vista após uma denúncia feita à Polícia Militar, foi uma festa que acontecia em um barco no rio Branco. As equipes foram até o local, abordaram e dispersaram aproximadamente 30 pessoas.

Na sexta-feira (26), os agentes realizaram uma dispersão no bairro Caranã, em um espaço de festas com aproximadamente 200 pessoas. O organizador da festa foi multado e as medidas cabíveis serão tomadas para que o proprietário do espaço seja autuado por infringir o decreto 017/E, que proíbe este tipo de aglomeração.

No que se refere as autuações, a prefeitura explicou que “quando a inspeção constata irregularidades sanitárias o estabelecimento é orientado e recebe, por intermédio do Ato de Notificação, várias obrigações a realizar”.

Ainda conforme a prefeitura, “de acordo com o que foi inspecionado no dia, o comércio poderá ou não ser autuado. O Auto de Infração é o início do processo administrativo, cabendo ao estabelecimento o direito de defesa. A penalidade só é aplicada após a análise da defesa apresentada. Se a defesa ou impugnação apresentada for deferida, não haverá penalidade”, esclareceu em nota.

NESTA SEGUNDA – A partir desta segunda-feira (1º), passa a valer também o decreto 021/E (será publicado Diário Oficial do Município do dia 1º de março), com novas regras e restrições para reduzir a curva de contágio da Covid-19, válido por 10 dias.

O diretor da Vigilância Sanitária, Fernando Matos, destacou que a partir de agora os estabelecimentos serão fiscalizados de acordo com o novo decreto vigente.

“Nós estaremos nas ruas de Boa Vista, fiscalizando os estabelecimentos para garantir que as medidas do decreto sejam cumpridas. No momento se faz necessário essa restrição devido ao aumento dos casos da doença na capital e, a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais, por isso contamos também com a população para ajudar a reduzir esses números”, frisou.

DENÚNCIAS – A população também deve contribuir com o trabalho da Prefeitura, obedecendo as medidas de segurança necessárias para evitar o agravamento da doença em Roraima, atuando também como agente fiscalizador, por meio de denúncias através do número 156.