Bom Intento – Recuperação de pontes e vicinais vai facilitar escoamento da produção na zona rural de Boa Vista

Cerca de 450 famílias serão beneficiadas com a revitalização e ampliação de pontes e com a recuperação de estradas na zona rural de Boa Vista, importantes vias de escoamento dos polos de produção da agricultura familiar. A ponte da Vicinal do Bom Intento, com acesso pela rodovia RR 321, é uma das que recebe essas obras de revitalização.

Com as chuvas acima da média deste inverno, a ponte foi danificada em parte de sua estrutura de 10 metros, após desbarrancar uma das cabeceiras. No entanto, as equipes da prefeitura foram mobilizadas e o trecho vai receber uma ampliação de mais 5 metros para garantir mais segurança ao tráfego da região.

Para o produtor de soja Ivo Hoffmann, sem esse trabalho, o escoamento da produção estaria comprometido.  “Nosso inverno foi muito rigoroso, com chuvas acima da média. Sem o apoio do município, o escoamento da produção das famílias desta região estaria comprometido. Não conseguiríamos fazer o transporte dessa safra”, disse.

A região também foi contemplada com a recuperação de mais de 500 metros de estrada, que após a conclusão das obras, reduzirá em cerca de 12 quilômetros o tempo atual percorrido pelos produtores da região para fazer o escoamento.

O agricultor familiar Valdemar de Souza relatou que sua maior dificuldade é o escoamento da produção, mas com esse novo trecho as expectativas são as melhores. E já planeja um 2022 com mais novidades de plantio.

“Essa parceria é fundamental para o nosso sucesso. Estou muito feliz em poder continuar produzindo. Além de milho e feijão, vamos iniciar o plantio de mandioca. Com a recuperação da estrada e ampliação da ponte, podemos garantir o escoamento da produção de todas as famílias da região”, comemora.

O diretor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fábio Guths, destacou que o apoio logístico também é fundamental para o agricultor familiar.

“Sem essa estrutura de suporte com a recuperação de estradas e pontes, o escoamento da produção estaria inviabilizado. Essas famílias não teriam condições de continuar investindo e gerando renda”, disse.

Investimentos – A Prefeitura de Boa Vista tem priorizado o processo de recuperação de pontes, tanto na zona urbana como na zona rural do município. Somente este ano já foram construídas 04 pontes nas comunidades indígenas do Milho, Mauixi e Três irmãos. E foram revitalizadas as pontes do P. A Nova Amazônia e Urubuzinho, na Vicinal do Água Boa. O cronograma de obras de infraestrutura prevê ainda a revitalização e manutenção de mais 16 pontes.